plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Combate ao AVC no Estado do Pará é tema de evento em Belém

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Apesar disso, ainda é uma doença negligenciada. A população não sabe reconhecer os sintomas, não sabe que atitude tomar na vigência do q

Imagem ilustrativa da notícia Combate ao AVC no Estado do Pará é tema de evento em Belém camera Reprodução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Apesar disso, ainda é uma doença negligenciada. A população não sabe reconhecer os sintomas, não sabe que atitude tomar na vigência do quadro agudo, não conhece seus fatores de risco e adere mal à sua prevenção. Diante deste cenário, o Instituto AVC da Amazônia, em parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém (HAB), promovem nos dias 20 e 21 de setembro, o “IV Simpósio de combate ao AVC”, em Belém.

O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC. Qualquer pessoa pode ser vítima, em qualquer idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos.

A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência diminui a chance de sequelas.

O Ministério da Saúde espera reduzir em 15% os óbitos por AVC e 10% por infarto como resultado das ações do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, que tem a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020.

O simpósio, em sua programação, vai apresentar formas de como identificar o AVC, ajudando o profissional a intervir e realizar o diagnóstico correto. O evento contará, ainda, com um curso de simulação realística, que demonstra aos médicos e profissionais da Saúde todos os cenários possíveis de um paciente que tem um acidente vascular cerebral.

Segundo médico integrante do Instituto AVC da Amazônia, Drº Eric Paschoal, “este ano, nossa discussão está ainda mais ampla, com vários profissionais que são referências quando se fala em acidente vascular cerebral. Vamos fazer o curso de simulação em parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém, além de palestras e o I Curso de Inovação Tecnológica em Neurovascular”, comenta.

Os cursos pré-simpósio serão realizados com simulação realística e com casos reais, com transmissão das técnicas em tratamento. Durante o simpósio serão apresentados em pôsteres diversos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa neurovascular.

Palestrantes – Na programação do simpósio, além de cursos, haverá palestras com renomados profissionais da área. Entre os instrutores estão: Drº Octávio Marques Pontes Neto, professor e livre docente do Hospital de Clínicas Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; Drª Suzete Nascimento Farias da Guarda, professora adjunta Universidade Federal da Bahia/Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES); Drº Jamary Oliveira Filho, professor Universidade Federal da Bahia/ HUPES, entre outros.

Instituto AVC da Amazônia - O Instituto é voltado para iniciativas de combate ao AVC em toda a região Amazônica, também desenvolve pesquisas na área e trabalha a conscientização da sociedade médica e civil na prevenção do acidente vascular cerebral.

Serviço:

Solenidade de abertura

Data: 20/09/2019

Hora: 19h às 21h

Local: Auditório da Estação Saúde da Unimed (Rua Senador Manoel Barata, 1508 – Reduto)

“IV Simpósio de combate ao AVC”

Data: 21/09/2019

Hora: 88h às 14h

Local: Hotel Princesa Louçã (Av. Presidente Vargas, 882 – Campina)

Curso de Simulação para atendimento (voltado para profissionais da Saúde)

Data: 20/09/2019

Hora: 8h às 13h

Local: Hospital da Aeronáutica de Belém - HABE (Av. Almirante Barroso, 3492 - Souza)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias