plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PALADAR

Chefs do Brasil estão em Belém para congresso  que reverencia a gastronomia da Amazônia

Chefs de cozinha de todas as regiões do país estão em Belém no XXIV Congresso dos Restaurantes da Boa Lembrança. A culinária da floresta é mais uma vez reverenciada por profissionais da gastronomia do Brasil. A abertura oficial do evento aconteceu, na

Imagem ilustrativa da notícia Chefs do Brasil estão em Belém para congresso  que reverencia a gastronomia da Amazônia camera Reprodução

Chefs de cozinha de todas as regiões do país estão em Belém no XXIV Congresso dos Restaurantes da Boa Lembrança. A culinária da floresta é mais uma vez reverenciada por profissionais da gastronomia do Brasil.

A abertura oficial do evento aconteceu, na noite desta quarta-feira (18), no Theatro da Paz com presença dos chefs, além de empresários, autoridades e imprensa.

O Congresso tem importância estratégica para o turismo local e como elemento agregador ao setor de alimentação fora do lar. Para a presidente da associação Beth Beltrão uma oportunidade única de conhecer mais sobre os produtos e serviços da Amazônia. “Está em Belém é uma experiência única aos chefs. A cidade tem sabores e aromas únicos que nos desperta mais criatividade na cozinha. E durante essa abertura meu sentimento é de gratidão a todos os associados que vieram ao Pará, as autoridades do município e estado, além de todos os parceiros que acreditaram. Espero que assim com eu, todos possam aproveitar a programação completa” disse a chef durante a cerimônia.

Nestes dias são realizados Fóruns, Aulas Técnicas e Show, Feira de gastronomia através do Festival Ilhas e Sabores. Os chefs paraenses Angela Sicília e Sandro Mota são os anfitriões no congresso. Para a chef Angela, essa é uma possibilidade para discutir propostas de promoção do turismo gastronômico. “Além desse debate, aproveitamos para divulgar nosso potencial através de sua diversidade pelos restaurantes associados. Os Chefs ministrarão palestras nas quais serão abordadas suas experiências na divulgação da culinária brasileira nos mercados interno e externo” explicou a Angela Sicília.

O congresso já é considerado um dos mais importantes encontros de profissionais da gastronomia brasileira, o que reforça a condição da cidade como integrante da rede de cidades criativas da gastronomia da UNESCO.

Junto com o congresso, a Abrasel – Pa, Associação dos Bares e Restaurantes do Pará lançou também o Festival Ilhas e Sabores, que acontece no fim de semana, no Parque da Residência.

O congresso anual da ARBL é realizado desde 1995, idealizado para que os associados pudessem apresentar as atividades desenvolvidas durante o ano e o planejamento das ações propostas para o calendário do ano seguinte.

A programação seguiu nesta quinta (19) com um jantar assinado por nove chefs do país que fazem parte da associação, além de alguns convidados, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

O Jantar magno é uma Experiência gastronômica única onde as cinco regiões do Brasil estarão representadas por um time de chefs selecionados pela curadoria da Boa Lembrança numa viagem pelos aromas e sabores dos nossos vários brasis e contará com o Prato da Boa Lembrança criado exclusivamente para a ocasião.

Programação:

Dia 20 - Aulas técnicas para alunos do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia. Pela manhã, às 09h o chef César Santos com a aula “Frutas e Frutos do mar” e a tarde, as 14h tem aula com o chef Juan Pratiginestros com a aula “Do aioli a maionese”.

Dia 20 – Fórum gastronômico com grandes nomes empreendedores ligados ao setor, onde será discutida a importância estratégica da gastronomia nos cenários econômico e social. O evento será no Teatro Gasômetro no Parque na Residência, a partir das 10h.

Dias 20, 21 e 22 - Festival Ilhas e sabores no parque da Residência. O evento que tem como objetivo estimular o empreendedorismo divulgar a versatilidade da cozinha de Belém. É uma grande feira com ícones da nossa gastronomia, comercializarão a preços populares comidinhas inspiradas no hábito culinário do povo paraense (preço popular), além programação de aulas-show (entrada franca), serão 14 oficinas ministradas por chefs de renome nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias