Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


28°
R$

Notícias / Notícias Pará

CONHECIMENTO

Direito dos usuários do sistema de saúde é assunto de palestra em Belém

quinta-feira, 12/09/2019, 15:20 - Atualizado em 12/09/2019, 15:20 - Autor: Agência Pará


A palestra com as orientações foi realizada ontem
A palestra com as orientações foi realizada ontem | (Reprodução)

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) realizou uma palestra sobre direitos e deveres dos usuários do sistema de saúde, seja ele público ou privado. A ação, ocorrida na quarta-feira (11), debateu o tema com acompanhantes de pacientes internados na unidade de saúde, que receberam orientações de assistentes sociais.

Por meio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, documento emitido pelo Ministério da Saúde e que tem como base seis princípios de cidadania, a assistente social do hospital, Maria Cilene, explanou sobre o assunto.

"É importante orientarmos, tantos os usuários quanto os acompanhantes, a buscarem seus direitos através das legislações específicas. Em muitos casos, eles desconhecem isso dentro das instituições", explica.

Alvelina Santana, que está acompanhando uma amiga internada, foi uma das participantes da palestra e compreendeu algumas necessidades básicas que unidades de saúde precisam fornecer aos usuários.

"Essas orientações foram importantes para entender esses direitos. E aqui no Galileu estou sendo muito bem atendida por todos", disse.

Direitos

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde reúne princípios que asseguram um atendimento de qualidade aos pacientes, entre eles, o acesso ordenado e organizado aos seus sistemas de saúde, direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema, e que respeite a sua pessoa e valores.

"A socialização destas informações para usuários e acompanhantes fortalecem conceitos de cidadania para que eles tenham, de fato, um atendimento de saúde pleno", esclarece Maria Cilene. O usuário que se sentir, de alguma forma, desrespeitado, pode fazer uma denúncia através do canal de ouvidoria do SUS - 136.

O material está disponível no site do Ministério da Saúde.

Serviço:

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda do governo do Estado e atende baixa e média complexidades, além de prestar assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2.253, em Belém/PA.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS