plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE AÉREO

Jader cobra respostas sobre aeroportos

A malha aérea regional no Pará é uma das menos favorecidas do país. Com distâncias continentais em um Estado cuja dimensão é semelhante à de um país como a Colômbia, qualquer impedimento em um dos aeroportos do Pará pode significar graves problemas, não s

Imagem ilustrativa da notícia Jader cobra respostas sobre aeroportos camera Jader Barbalho recebeu Jair Lopes, prefeito de Conceição do Araguaia. | Divulgação

A malha aérea regional no Pará é uma das menos favorecidas do país. Com distâncias continentais em um Estado cuja dimensão é semelhante à de um país como a Colômbia, qualquer impedimento em um dos aeroportos do Pará pode significar graves problemas, não só para a população como também para o desenvolvimento econômico local. Preocupado com ações que estão sendo tomadas pelo governo federal, que vem fechando pequenos aeroportos regionais, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Lopes Martins, pediu apoio ao senador Jader Barbalho (MDB), para que ele recorra à Infraero para evitar o fechamento de mais um terminal no Estado.

Fechado para voos comerciais desde 2015, o aeroporto de Tucuruí, no sudeste do Pará, por exemplo, ainda não tem data para voltar a operar. Mesmo tendo celebrado acordo no final do ano passado entre o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Prefeitura Municipal de Tucuruí e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), para o retorno das operações do aeroporto do município, não há previsão de reabertura do terminal, que fica na cidade onde está instalada a quinta maior usina hidrelétrica do mundo. Pelo acordo, as adequações técnicas e administrativas deveriam estar sendo feitas no prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

O prefeito de Conceição do Araguaia lembra que o aeroporto local tem boas instalações, uma pista pavimentada e sinalizada de 1.800 metros, que suporta aviões de pequeno e médio porte, inclusive para voos comerciais. Possui localização privilegiada e conta com bases do Sistema de Vigilância da Amazônia - Projeto Sivam - e da Infraero e pode, inclusive, servir de base para operações nas áreas de saúde, segurança pública, entre outras. “O prefeito está a antecipar ações para evitar a descontinuidade dos serviços que são prestados no aeroporto daquele município.

As notícias sobre o destino dos aeroportos regionais no país ainda são incertas, uma vez que não se sabe ao cerTo o número de aeroportos que serão colocados para concessão, ou se aqueles de pequeno porte serão eventualmente assumidos pelos estados”, disse ontem Jader, ao assinar ofício solicitando informações ao presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior.

O senador lembra que a intenção é obter informações oficiais da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária “para tranquilizar não apenas o prefeito Jair, mas também toda a população daquela região.” A Infraero ainda opera 44 aeroportos depois da 5ª rodada de concessões, e o projeto é que eles não sejam mais administrados pela empresa até o final do governo Bolsonaro. “A Infraero vai passar a operar dentro de uma nova lógica, de uma nova carteira, que são os aeroportos regionais em parceria com estados e municípios”, revelou recentemente o secretário Nacional de Aviação Nacional, Ronei Glanzmann.

Jader Barbalho destacou no documento entregue ao presidente da Infraero que o município de Conceição do Araguaia está localizado em uma região estratégica que permite dar suporte a cerca de 20 municípios, tanto do Pará quanto do Tocantins. “Fechar mais um importante terminal aeroportuário no Pará causaria enormes prejuízos à população daquela região, devido à importância econômica e estratégica que o aeroporto de Conceição do Araguaia tem para os estados do Pará e do Tocantins”, concluiu.

EMENDA

Além do apelo feito à Infraero para informar o destino de mais um importante aeroporto no Pará, o senador comunicou ontem ao município de Eldorado dos Carajás a liberação de uma emenda parlamentar individual de sua autoria, indicada em 2018, no valor de R$ 200 mil, para a compra de um trator com implemento, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Jader encaminhou ofício ao presidente da Infraero solicitando que o aeroporto continue em operações.
📷 Jader encaminhou ofício ao presidente da Infraero solicitando que o aeroporto continue em operações. |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias