plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Belém realizava primeiro Círio de Nazaré da história há 226 anos

O dia 8 de setembro é um marco na história do Círio de Nazaré, pois neste dia, foi realizada a primeira edição da maior procissão católica do Brasil, que todos os anos atrai milhares de pessoas a Belém.Quase cem anos depois do fato, onde o caboclo Plácido

Imagem ilustrativa da notícia Belém realizava primeiro Círio de Nazaré da história há 226 anos camera Tradição e histórias de fé pelas ruas de Belém iniciaram nas tardes de setembro | Diego Beckman/DOL

O dia 8 de setembro é um marco na história do Círio de Nazaré, pois neste dia, foi realizada a primeira edição da maior procissão católica do Brasil, que todos os anos atrai milhares de pessoas a Belém.

Quase cem anos depois do fato, onde o caboclo Plácido Souza ter encontrado a imagem as margens de um igarapé, o pedido da então Diocese de Belém para o então Papa Pio VI para realizar uma romaria em honra a padroeira após pedido do então bispo, Frei Caetano Brandão. A resposta veio dois anos após aprovação do Vaticano.

Em 1792, o então governador da Província do Pará, Francisco Coutinho, observou o arraial e se comprometeu para uma grande festividade em honra a Virgem de Nazaré, mas em junho de 1793 acabou adoecendo e pediu a saúde para Nossa Senhora, onde se estivesse recuperado faria uma romaria na véspera levando a imagem para o Museu do Estado e a levaria para a igreja no dia seguinte.

Com a saúde recuperada foi realizado a primeira procissão do Círio no período da tarde atraindo cerca de 10 mil pessoas, entre negros, índios, brancos e autoridades civis e eclesiais da época, tendo à frente a cavalaria de honra com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

A festividade durou uma semana, com direito a venda de produtos da época, especiarias e com o inicio da construção de uma terceira igreja para a Padroeira, pois a ermida construída por Plácido foi substituída por outra que não comportava mais tanta gente após o episódio do achado.

Atualmente, a imagem encontrada por Plácido fica na Basílica Santuário de Nazaré e somente sai do local para ocasiões solenes, como a visita do Papa João Paulo II, em 1980 e a última vez que deixou o Santuário foi na edição 200 do Círio de Nazaré, em 1993. O Círio 2019 será realizado no dia 13 de outubro, com cobertura especial do DOL.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias