Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


29°
R$

Notícias / Notícias Pará

DIA DA RAÇA

Garantia de direitos é destaque no desfile escolar de estudantes municipais

quinta-feira, 05/09/2019, 19:52 - Atualizado em 05/09/2019, 19:52 - Autor: Agência Belém


| João Gomes/Comus

Com a participação de cerca de cerca de 2 mil estudantes, de 60 escolas da rede municipal, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na manhã desta quinta-feira (5), o tradicional desfile escolar em alusão ao Dia da Raça, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

A partir do tema “Aliança pela Paz: Educação como Instrumento de Garantia de Direitos”, cada escola apresentou uma das diversas ações desenvolvidas na educação infantil e ensino fundamental, que busca promover a Cultura da Paz por meio dos direitos e respeito às diferenças.

Na ocasião, o prefeito Zenaldo Coutinho pontuou que o desfile escolar é mais um momento para reforçar a consciência cidadã entre os estudantes da rede municipal.

“Dentro da escola, por meio das atividades pedagógicas, as crianças aprendem além do estudo da Matemática, Português, entre outras disciplinas, o civismo para a defesa dos direitos”, comentou o prefeito, que também parabenizou alunos e professores pelo belo desfile.

Na abertura do evento, após a execução dos hinos do Brasil, do Pará e de Belém pela banda da Guarda Municipal de Belém (GMB), 40 crianças indígenas da etnia Warao, atendidas pelo Programa Pedagogia da Emergência, da Semec, fizeram uma apresentação musical em agradecimento à acolhida pelo município.

O desfile começou com a participação de 15 escolas de educação infantil com cerca de 300 estudantes, incluindo os com deficiência, que trouxeram como subtema “Os Dez Direitos Naturais das Crianças”, entre eles, o direito à educação, saúde, brincar, e outros.

Além de familiares dos estudantes, muitos moradores do bairro prestigiaram o desfile e alguns tinham um motivo especial, como conta Cecília Machado, de 60 anos, avó dos irmãos Mateus, de 4 anos, de Emanuele, de 7 anos e de Lucas Machado, de 5 anos, estudantes da rede particular de ensino.

“Eles sempre participam do Dia da Raça desfilando pela escola. Mas hoje está sendo maravilhoso, porque eles estão assistindo pela primeira vez ao desfile escolar do município”, comentou a avó.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS