Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


30°
R$

Notícias / Notícias Pará

ABAETETUBA

Mal do século: vereadores aprovam a “Semana de Prevenção e Combate à Depressão”

quarta-feira, 04/09/2019, 17:39 - Atualizado em 04/09/2019, 17:39 - Autor: Ana Paula


350 milhões de pessoas foram afetadas pela depressão só em 2015
350 milhões de pessoas foram afetadas pela depressão só em 2015 | Reprodução

A Câmara Municipal de Abaetetuba aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei Nº 05/2019, de autoria do vereador Aluísio Corrêa, que propõe a criação da “Semana de Prevenção e Combate à Depressão”, a ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de outubro, dentro do município.

Durante a Semana, serão desenvolvidas ações para chamar atenção da população sobre a importância de se falar sobre a depressão, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”.

“Esse Projeto de Lei visa provocar mais conscientização nas pessoas sobre essa doença, como características, sinais de alerta entre os familiares, prevenção, combate e tratamento. A instituição dessa Semana vai implicar na atenção dos cidadãos para esse problema, que atinge pessoas de todas as idades. Doença essa que não escolhe gênero, raça, cor ou classe social. Está por toda parte. Muitas vezes, em pessoas que nem imaginamos e que precisam de nossa atenção e ajuda”, defende o vereador Aluísio Corrêa, autor do Projeto.

De acordo com a OMS, até 2020, a depressão será a segunda causa mundial de morte, perdendo apenas para as doenças cardíacas. Dados mostram que, em 2015, a depressão afetou mais de 350 milhões de pessoas, desse total, cinco milhões foram só no Brasil.

Os jovens entre 14 e 25 anos têm sintomas iniciais da doença. Entre as mulheres, a proporção é de 28%, segundo dados do Segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O mesmo levantamento afirma que a maioria das pessoas não sabe que está doente.

“Depressão não se trata de pessimismo ou de simples cara amarrada. Envolve uma série de alterações químicas no cérebro. Além disso, há fatores que vêm até da genética”, afirma Aluísio Corrêa.

Ele explica que a proposta de se criar a “Semana de Prevenção e Combate à Depressão” surgiu quando a OMS instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS