plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EVENTO GRATUITO

Bate-papo e show: evento traz o brega paraense que virou tema de doutorado

Bate-papo e música marcarão o evento que apresentará a tese de doutorado em comunicação “Derivas do Brega Paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos”, de Rafael José Azevedo, às 19h, desta quinta-feira (5).Mais do que uma conversa, o evento contará c

Imagem ilustrativa da notícia Bate-papo e show: evento traz o brega paraense que virou tema de doutorado camera O evento ocorrerá no espaço Amazon Vibe, no bairro da Cidade Velha, em Belém. | Divulgação

Bate-papo e música marcarão o evento que apresentará a tese de doutorado em comunicação “Derivas do Brega Paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos”, de Rafael José Azevedo, às 19h, desta quinta-feira (5).

Mais do que uma conversa, o evento contará com sets musicais e com o show da Banda Brega Époque. Ele ocorrerá no espaço Amazon Vibe, no bairro da Cidade Velha, em Belém.

O evento é gratuito e tem parceria com o Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (CACO/UFPA).

Sobre a pesquisa

A tese de doutorado “Derivas do brega paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos” sintetiza a busca por se compreender um fenômeno de música popular feita no Brasil que vem sendo debatido com efervescência nos últimos anos. O que se propõe é perceber aquilo que o fenômeno abordado busca demarcar ao se inscrever no mundo enquanto expressão musical legitimada historicamente.

Tendo em vista essa intenção, a tese foi se organizando a partir de alguns movimentos imprescindíveis. Inicialmente há um esforço de apresentar como um conjunto de experiências geracionais/musicais pôde fundamentar a construção de interesses relativos a musicalidades que se desviam de determinados padrões valorativos e esquematismos históricos. Em seguida, relata-se a busca por traçar características da música brega e do brega paraense a partir de leituras e de escutas múltiplas.

Tendo em vista esses dois gestos, apresenta-se, então, uma gradual construção de um problema de pesquisa que foi apontando para a necessidade de aproximar-se dos lugares por onde o brega paraense transita. Na intenção de compreender esse lugar, seus tempos e sua musicalidade, um caminho imprescindível foi o deslocamento do pesquisador autor em direção à cidade de Belém em 2016 onde se inscreveram as derivas que desembocaram, enfim, em reflexões em torno das temporalidades e espacialidades que atravessam o brega paraense.

O estilo musical virou tema de doutorado do pesquisador Rafael Azevedo, da UFMG.
📷 O estilo musical virou tema de doutorado do pesquisador Rafael Azevedo, da UFMG. |Divulgação

Sobre o pesquisador

Rafael José Azevedo é Professor Assistente no Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Una em Belo Horizonte. Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG).

Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior tendo feito parte da tese na Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Comunicação Social também pelo PPGCOM-UFMG. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Seus trabalhos buscam refletir sobre as maneiras como as canções podem ser experienciadas, performadas e textualizadas em variados ambientes situacionais bem como em dispositivos sociotécnicos. Dedicou-se, no doutorado, a refletir sobre as formas de produção, circulação, consumo e tradicionalização do brega paraense na cidade de Belém do Pará.

É autor do livro "Tom Zé em Ensaio: performances, canção, televisão", resultante de sua pesquisa de mestrado. Participa do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais. Possui, além do mais, um trabalho na área musical atuando como compositor, arranjador, produtor e técnico de áudio."

Serviço

Bate-papo e show “Derivas do Brega Paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos”

Data: 05 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Amazon Vibe – Rua Siqueira Mendes, 152 – Cidade Velha, Belém

Mais informações: (91) 98288-5470

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias