plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IRREGULARIDADES

Ministério Público rejeita contas de Simão Jatene de 2018 

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará rejeitou as contas do ex-governador Simão Jatene. A decisão se refere ao ano de 2018. Os motivos foram o não cumprimento da meta fiscal prevista, omissão no dever de promover políticas de controle financ

Imagem ilustrativa da notícia Ministério Público rejeita contas de Simão Jatene de 2018  camera Não cumprimento de metas e omissão estão entre os motivos da reprovação | reprodução

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará rejeitou as contas do ex-governador Simão Jatene. A decisão se refere ao ano de 2018. Os motivos foram o não cumprimento da meta fiscal prevista, omissão no dever de promover políticas de controle financeiro, desrespeitar o compromisso com a União de superávit primário e abertura de créditos suplementares em cenário de contingenciamento.

Para o órgão, o governo anterior cometeu uma série de atos que colocaram em risco a saúde das contas públicas do Estado. A verificação das atividades do governo Jatene constatou uma divergência entre o orçamento gasto com o que foi aprovado pelo parlamento estadual, que culminaram com um rombo de 1,432 bilhões de reais, o que representa cerca de 12.000% de descumprimento do que estava programado.

O ex-governador, através de sua defesa, informou que gastou além do previsto porque seu governo decidiu promover políticas de bem-estar social à população, o que, no entendimento de Jatene, poderia alavancar a economia. Jatene desmentiu as contas mostradas pelo Ministério, afirmando que o Pará ostenta bons indicadores fiscais e serve de exemplo para as outras unidades federativas.

O parecer emitido pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará deve ser repassado ao Tribunal de Contas do Estado, e em seguida pela Assembleia Legislativa do Estado, que deverá decidir o que acontecerá com o ex-governador. Caso as irregularidades sejam constatadas, Jatene poderá responder criminalmente na Justiça.

Leia aqui a decisão do Ministério Público de Contas do Estado do Pará na íntegra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias