plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONDICIONADOR DE AR

Um bom projeto de climatização ajuda na economia de energia

O projeto é a “alma” do negócio. É assim que Leandro Pissolati, sócio diretor do Grupo Imperador das Máquinas, descreve a importância de um bom sistema de climatização. “É preciso entender a necessidade do cliente e, em cima disso, é desenvolvido um proje

Imagem ilustrativa da notícia Um bom projeto de climatização ajuda na economia de energia camera Pissolati explica que no projeto se analisam vários fatores que levam a uma economia de energia. | Wagner Santana

O projeto é a “alma” do negócio. É assim que Leandro Pissolati, sócio diretor do Grupo Imperador das Máquinas, descreve a importância de um bom sistema de climatização. “É preciso entender a necessidade do cliente e, em cima disso, é desenvolvido um projeto para solucionar tal necessidade”, destaca. O empresário explica que para obter um resultado satisfatório, profissionais especializados analisam alguns fatores com um objetivo maior: a economia de energia.

Segundo Leandro, tudo começa com o projeto, pois ele vai identificar de forma correta a necessidade do cliente, seja para ambientes residenciais, industriais, hospitalares, entre outros. “Há clientes residenciais, por exemplo, com várias situações diferentes: apartamento que tem uma carga térmica elevada, outro com sol poente (posição em que o ambiente está no período do sol da tarde), ou aquele que gosta do clima de montanha. Então, vou ter uma carga direcionada para atender esse cliente e desenvolver uma solução para isso”, detalha.

Pissolati explica que no projeto se analisam vários fatores que levam a uma economia de energia.
📷 Pissolati explica que no projeto se analisam vários fatores que levam a uma economia de energia. |Wagner Santana

Para o projeto ser executado, são analisados a carga térmica do ambiente e a tecnologia que vai gerar custo benefício. No primeiro caso, são levados em conta a quantidade de pessoas, objetos que geram calor e se há fator externo que afeta a carga térmica interna, neste caso, o sol. “É importante saber se existe o sol poente porque haverá uma carga maior nesse horário de ‘pico’, porém, à noite, esse ambiente será totalmente diferente. Então, a gente vai entender a necessidade para fazer um projeto que é o desenvolvimento da solução para climatizar o ambiente conforme a necessidade dele”, reforça Pissolati.

TECNOLOGIA

Depois de analisar a carga, o projetista utilizará a tecnologia que vai trazer o custo benefício, que é a eficiência energética, afim de que o equipamento consuma menos energia. “E isso pode agregar outras coisas, como filtragem e a forma de comando do ar-condicionado. Tudo só funciona com um projeto exclusivamente para atender a necessidade de cada ambiente”, explica.

No entanto, o empresário afirma que algumas pessoas ainda desconhecem o que a tecnologia disponibiliza para a solução de climatização. Em dias quentes, por exemplo, comuns na região amazônica, o compressor inverter tem o objetivo de acelerar e desacelerar a temperatura conforme a necessidade do ambiente, sempre dentro do limite da carga do equipamento.

“O custo benefício está em cima do projeto. Se tenho uma tecnologia que varia conforme a necessidade, já estou economizando 50% de energia, pois nas (tecnologias) antigas, uma máquina de 30 btus possuía essa capacidade de manhã, de tarde e à noite. Com esse tipo de solução, se tem a mesma máquina, com a mesma capacidade, mas o compressor - que é inverter-, por exemplo, vai trazer em horários diferentes uma carga que varia automaticamente”, exemplifica Leandro Pissolati.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias