plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Equipe da UFPA desenvolve aplicativo que retarda evolução do Alzheimer

A taxa de ocupação dos presídios brasileiros é de 165,10%, considerado o total de 1.404 estabelecimentos penais no País, segundo o projeto “Sistema Prisional em números”, que disponibiliza as informações compiladas pelo Conselho Nacional do Ministério Púb

Imagem ilustrativa da notícia Equipe da UFPA desenvolve aplicativo que retarda evolução do Alzheimer

A taxa de ocupação dos presídios brasileiros é de 165,10%, considerado o total de 1.404 estabelecimentos penais no País, segundo o projeto “Sistema Prisional em números”, que disponibiliza as informações compiladas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os dados são de 2018 e preocupantes, especialmente no Pará. No Estado, que por muitos anos negligenciou o drama carcerário, a capacidade de presos nas casas penais era de 9.410 e ocupação de 18.132 detentos. Taxa de ocupação em 192,69%, muito acima da média nacional.

DESABAMENTO

Parte do forro da área de atendimento da sede da Junta Comercial do Pará (Jucepa) em São Brás caiu. Não houve feridos. O prédio já foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e por questões de segurança dos usuários e servidores, o atendimento na sede, será suspenso hoje e amanhã para reparos no local. O atendimento ao público ocorrerá nas Estações de Cidadania.

SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentará hoje alguns dos equipamentos de segurança doados ao Estado pelo Governo Federal. O aparato faz parte do extra-legado Olímpico, materiais utilizados nas Olimpíadas de 2016 que estavam ociosos, e eram de uso exclusivo da Força Nacional. Ao todo, os equipamentos somam mais de R$ 2 milhões em dispositivos de segurança.

ALZHEIMER

A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Kátia Omura, e a aluna Alanna Ferreira, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), com apoio do estudante Ailson Freire, desenvolveram um aplicativo para ajudar os idosos a manterem as suas funções cognitivas por mais tempo, retardando a evolução do Alzheimer. O MemoryLife já tem mais de 1000 downloads e vem aí uma nova versão.

PREOCUPANTE

Diretores do Sindicato dos Médicos do Pará fizeram na última semana uma visita técnica ao Hospital João de Barros Barreto. O Sindmepa identificou a falta de insumos e problemas estruturais no prédio. O hospital é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Um dos casos graves diz respeito, segundo o Sindicato, à Unidade de Terapia Intensiva. Com capacidade para dez leitos, a UTI só funciona em sua plenitude com cinco leitos. Dois deles estão interditados pela presença de goteiras.

CULTURA

Em dez anos, só 12% dos municípios celebraram convênios e contratos de repasse em cultura. Os dados constam de estudo técnico divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dos 144 municípios do Pará, apenas 15, ou 10% das cidades paraenses, firmaram convênios com o Ministério da Cultura. O levantamento traz os 15 Municípios que mais celebraram convênios e contratos de repasse no período. No Norte, só Rio Branco (Acre) está no seleto grupo.

INVESTIGAÇÃO

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou procedimento para acompanhar investigação disciplinar instaurada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Pará contra dois juízes que, supostamente, teriam participado de uma negociação de sentença. O caso envolveu os juízes Raimundo Moisés Alves Flexa e Marco Antônio Lobo Castelo Branco.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias