plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CAMPANHA 

Hospital oncológico infantil recebe doações de sangue

Com o tema “Quando você doa sangue, a brincadeira continua”, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realizou ontem uma grande campanha de conscientização e doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com a Fundação Centro de H

Imagem ilustrativa da notícia Hospital oncológico infantil recebe doações de sangue camera Crianças de várias idades são atendidas no Hospital Octávio Lobo. | Irene Almeida/Diário do Pará

Com o tema “Quando você doa sangue, a brincadeira continua”, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realizou ontem uma grande campanha de conscientização e doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a fim de aumentar o estoque de sangue na unidade que, durante o mês de julho, por causa das férias escolares, costuma cair em média 30%.

As doações foram realizadas na unidade móvel de coleta de sangue do Hemopa, estacionada em frente ao Hospital Oncológico Infantil, que atraiu pessoas engajadas e preocupadas com a saúde das crianças atendidas no local. Amélia Lopes que fez questão de doar sangue antes de seguir para as esperadas férias de julho. “Tem muitas pessoas que precisam e é importante sempre lembrar os nossos irmãos que precisam de sangue. Eu sempre procuro fazer em julho, antes de viajar. Viajo com a consciência tranquila”, afirmou.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é hoje uma referência no diagnóstico e tratamento de câncer infantojuvenil e, segundo Sâmia Medeiros, da agência transfusional, as doações são fundamentais para quem recebe tratamento no local. “As crianças do hospital realizam tratamentos quimioterápicos, cirurgias, e por isso precisam de transfusões diariamente, então é importante aderir a doação. Infelizmente a população brasileira não tem a cultura de doar sangue, é preciso fazer um trabalho de formiguinha e essa campanha é um grito dizendo que essas crianças precisam dessa ajuda. Esperamos do fundo do coração que a população venha e nos ajude a bater esse desafio”, disse.

DOAÇÃO ESPECÍFICA

Apesar de a campanha ser realizada apenas um dia, quem quiser participar dessa onda de solidariedade, pode se dirigir até o Hemopa e direcioná-las ao Hospital oncológico utilizando o código 1766. “O Hemopa tem várias atividades durante o ano para aumentar o estoque e sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Essa necessidade é constante porque, independentemente do tipo de ocorrência, são inúmeras as necessidades de sangue e sempre precisamos renovar nosso estoque”, explica Nilvete Smith, representante do Hemopa durante a ação.

Para doar sangue, os interessados precisam estar com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos (menores devem estar com o responsável legal) e pesar mais de 50 kg. É necessário também portar documentos originais com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional).

Amélia Lopes sempre doa antes de viajar por saber que o mês de julhoé de baixa procura.
📷 Amélia Lopes sempre doa antes de viajar por saber que o mês de julhoé de baixa procura. |Irene Almeida/Diário do Pará

Segundo o Hemopa, cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é fracionado nos hemocomponentes: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado, todos usados continuamente no tratamento oncológico para recompor o sistema de defesa do organismo, fragilizado pelo uso dos quimioterápicos.

As doações podem ser feitas nos postos de coleta de sangue do Hemopa, de segunda a sábado, e direcionadas ao Hospital com a utilização do código 1766.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias