plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DENÚNCIA

Postos de combustíveis são fiscalizados após vídeos viralizarem na internet

Após denúncias de supostos casos de adulteração em um posto de combustível em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), equipes do Procon intensificaram os trabalhos de fiscalização no período de férias escolares.Foram vistoriados três estabelec

Imagem ilustrativa da notícia Postos de combustíveis são fiscalizados após vídeos viralizarem na internet camera Vídeos que circularam nas redes sociais denunciaram uma suposta adulteração em um posto da Região Metropolitana de Belém | Reprodução

Após denúncias de supostos casos de adulteração em um posto de combustível em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), equipes do Procon intensificaram os trabalhos de fiscalização no período de férias escolares.

Foram vistoriados três estabelecimentos nos dias 16 e 17 de julho, mas não foi constatada a adulteração nos produtos, com base nas diretrizes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

"Os fiscais tiveram acesso ao combustível, fizeram o teste de qualidade e não foi constatada nenhuma irregularidade que colocasse em dúvida a qualidade da gasolina. Vale lembrar que qualquer consumidor pode, e deve, solicitar ao posto que efetue o teste de qualidade quando solicitado", disse Agatha Sodré, coordenadora de Fiscalização.

DENUNCIE!

Em casos como esses, a recomendação é que o consumidor procure a sede do Procon (localizada na travessa Lomas Valentinas, no bairro da Pedreira) para formalizar uma denúncia quando suspeitar de possível irregularidade. Para isso, é necessário levar o cupom fiscal, o documento que legitima a compra do produto naquele estabelecimento.

Quando a equipe é notificada, ela vai até o posto, faz o teste preliminar de combustíveis e lacra tanques e bombas, caso seja encontrada irregularidade. Se confirmada a desconformidade do combustível, a equipe determina a perda do produto e interdita postos que rompam os lacres, além de aplicar multa de direito do consumidor.

DICAS

Aos consumidores, siga as dicas abaixo e saiba se a gasolina está ou não adulterada:

- Desconfie de preços baixos: Gasolina com preço muito barato costuma ser adulterada;

- Confira a origem da gasolina: O posto tem que informar claramente a fonte de seus produtos. Os postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) devem informar, em cada bomba abastecedora, qual foi a distribuidora que forneceu o combustível;

- Verifique se tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia): Se desconfiar de diferença entre a quantidade de combustível paga e a que realmente foi colocada no tanque do veículo, peça ao posto para testar a bomba na sua frente. É o chamado teste de vazão, que o posto não pode se negar a fazer;

- Peça o teste da proveta: Se o consumidor suspeitar da qualidade de uma gasolina, pode e deve pedir no posto a realização na hora do "teste da proveta", que mede a porcentagem de etanol misturado à gasolina.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias