plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PROGRAME-SE!

Belém recebe Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

A computação se tornou presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Sua onipresença que, de forma ubíqua e mesmo sutil, transforma a rotina das pessoas, disseminando informação e instituindo novas formas de comunicação. É neste contex

A computação se tornou presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Sua onipresença que, de forma ubíqua e mesmo sutil, transforma a rotina das pessoas, disseminando informação e instituindo novas formas de comunicação. É neste contexto com uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) que o XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que teve início no dia 14 e segue até a próxima quinta-feira (18). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço

O tema do CSBC 2019 é “Computação e Responsabilidade Socioambiental”. Tendo em vista que a Belém, a cidade sede do evento, é porta de entrada para a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é fundamental envolver questões ambientais nos debates científicos. A inovação e o avanço da tecnologia podem criar diversos problemas na comunidade, como o excesso de lixo eletrônico, o desperdício de recursos causado pela ausência de reciclagem de componentes eletrônicos. Desse modo, uma das missões do evento é promover e estimular as discussões que façam a sociedade se conscientizar e refletir sobre as suas responsabilidades no contexto da computação, tanto nas universidades, quanto nas empresas, assim como na sociedade como um todo. Afinal, qual a nossa responsabilidade socioambiental?

PROGRAMAÇÃO

O CSBC é formado por diversas atividades, tais como: apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas, cursos, debates, oficinas, reuniões, simpósios, jornadas, fóruns, workshop, competição científica (Hackathon), e concursos de teses e dissertações. Ao todo, estão programados para esta edição, 21 eventos, que serão realizados ao longo dos cinco dias de evento envolvendo as diversas áreas da computação. Profissionais da indústria, docentes e discentes que participem do CSBC 2019 terão a oportunidade de assistir palestras de pesquisadores renomados, adquirindo conhecimento de ponta, pois o CSBC é um celeiro para a difusão de conhecimentos decorrentes de estudos e pesquisas científicas e ou tecnológicas, proporcionando o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais.

Saiba mais sobre a programação clicando aqui

Além do mais, o CSBC irá proporcionar a formação mão-de-obra qualificada e fomentará discussões para prover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica do Brasil nas diversas áreas de computação. Em particular, na esfera acadêmica, haverá apresentação de resultados de pesquisa em eventos tais como SEMISH (Seminário Integrado de Software e Hardware), WPerformance (Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação), CTD (Concurso de Teses e Dissertações) e WEI (Workshop sobre Educação em Computação). O CSBC 2019 contará também com as JAI (Jornadas de Atualização em Informática) que visa a atualização técnica de profissionais e acadêmicos em diversas áreas da Computação. O SECOMU (Seminário sobre Computação na Universidade) reunirá a comunidade para discutir temas de interesse nacional no quadro político-científico da Computação no Brasil. O COMPUTEC (Seminário de Computação e Mercado) aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o diferentes níveis e esferas de governo.

HISTÓRICO

O CSBC é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e, atualmente, é o principal evento científico de computação organizado pela SBC. O CSBC tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil, promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias