plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NA ESTRADA

Cotijuba é opção barata para curtir o verão

A chegada em Cotijuba já revela o quanto a ilha é repleta de história. Ainda do porto Poeta Antônio Tavernard, onde desembarcam os visitantes, é possível ver a história da ilha eternizada pelas ruínas do prédio onde funcionou o educandário Nogueira de

Imagem ilustrativa da notícia Cotijuba é opção barata para curtir o verão camera Fernando Sette/Ag. Belém

A chegada em Cotijuba já revela o quanto a ilha é repleta de história. Ainda do porto Poeta Antônio Tavernard, onde desembarcam os visitantes, é possível ver a história da ilha eternizada pelas ruínas do prédio onde funcionou o educandário Nogueira de Farias, que é uma das atrações turísticas do local. A poucos minutos do centro histórico estão os mais de 15 quilômetros de litoral divididos em dez praias.

A moradora Diana Bentes conta que a mãe dela trabalhou no educandário. “Minha mãe trabalhou nesse prédio, quando tinha 14 anos. Ela conta várias histórias, que eu gosto muito de ouvir. Toda vez que eu olho para as ruínas nem acredito que é um marco na história ainda próximo. Não consigo sair daqui, vou a Belém, mas não fico mais que um dia. Eu amo esse lugar, aqui está a minha história”, contou.

HISTÓRIA

Os primeiros moradores da ilha, os índios Tupinambás, foram os que escolheram o nome Cotijuba, por significar trilha dourada. Na língua tupi guarani significa caminho dourado (coti = trilha, caminho; e juba = amarelo ou dourado), em alusão aos reflexos da lua nos caminhos arenosos no interior da ilha.

Observando a ilha também pode se atribuir o nome às águas barrentas das baías do Marajó e Guajará, que banham o lugar. Quando tocadas pelos raios do sol, elas brilham, formando uma trilha de mar dourada, que apaixona a todos.

PRAIAS

Atualmente, mais urbanizada, a ilha tem uma organização bem simples. A primeira rua, Magalhães Barata, é formada por paralelepípedos e estrada de terra batida que levam os visitantes por, aproximadamente 9 quilômetros, até à praia do Vai Quem Quer, a mais procurada pelos turistas. O balneário tem uma paisagem de pedras e areia fina que, junto com a água do rio, encantam a quem os vê.

É o caso do frequentador Marcelo Borges, de 48 anos, que é tão apaixonado por Cotijuba que comprou uma casa na ilha. “Gosto tanto daqui que comprei uma casa pertinho da praia. Trago os amigos e familiares, apresento o lugar, todos ficam admirados e não tem quem não goste”, contou.

Às outras praias - do Farol, Saudade, Flecheira, Funda e Amor - é possível ir andando, do centro histórico da ilha, em caminhadas que variam de 10 a 20 minutos. Perto das praias existem pousadas, restaurantes, bares, padaria, mercadinhos, hospital, campo de futebol, e pequenas áreas descampadas de onde é possível contemplar o rio, que é tão imenso, que mais parece mar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias