plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Hospital Oncológico Infantil promove Campanha de Doação de Sangue nesta quinta-feira

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realiza na próxima quinta-feira (18), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a sua 5ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea.Com o tema 'Quan

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Oncológico Infantil promove Campanha de Doação de Sangue nesta quinta-feira camera Arquivo/Ag. Brasil

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realiza na próxima quinta-feira (18), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a sua 5ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea.

Com o tema 'Quando você doa sangue, a brincadeira continua', a ação será realizada em frente ao Hospital com o objetivo de garantir o abastecimento do estoque de sangue na unidade, neste mês de julho, quando o número de doações cai em média 30%, nos hemocentros, em função do período de férias.

Atualmente, cerca de 400 transfusões sanguíneas são realizadas por mês no hospital que é referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Estado. As doações serão feitas na unidade móvel de coleta de sangue do Hemopa, que estará em frente ao Hospital Oncológico Infantil, localizado na Travessa 14 de março, esquina da Avenida Magalhães Barata. As doações serão feitas de 8h às 16h.

Doação que salva vidas - Com apenas 7 anos, a pequena Frankellyne Musttusoch, vem lutando contra uma leucemia, um dos tipos de câncer mais comum em crianças e que ataca justamente esse sistema de defesa do organismo.

No dia 18, enquanto o Hospital estiver com a Campanha de Doação de Sangue, ela estará celebrando mais uma conquista do tratamento. "Vamos completar dois anos de tratamento no mesmo dia da Campanha. No final do mês, também vamos fazer um ano que entramos na fase de manutenção", conta a mãe Rosângela Mustoch.

Nesses dois anos, Frankellyne recebeu mais de 50 bolsas de sangue. Hoje, com a nova fase do tratamento, ela não precisou mais de transfusões. Mesmo assim, fez um pedido para celebrar a data. "O presente que eu quero é a doação de sangue para as crianças com câncer", conta Frankellyne

Quem pode doar - No dia da campanha podem doar sangue pessoas com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. É necessário portar documentos originais com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional).

Cada bolsa de sangue coletada poderá salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é fracionado nos hemocomponentes: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado, todos usados continuamente no tratamento oncológico para recompor o sistema de defesa do organismo, fragilizado pelo uso dos quimioterápicos.

Para quem não puder participar da Campanha, as doações podem ser feitas nos postos de coleta de sangue do Hemopa, de segunda a sábado, e direcionadas ao Hospital com a utilização do código 1766.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias