plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Pará já registrou mais de mil focos de queimada

Somente nos quinze primeiros dias deste mês de julho o Pará já registrou 165 focos de queimadas em todo o seu território, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No primeiro semestre inteiro, foram notificados 1.079 focos de queimadas

Imagem ilustrativa da notícia Pará já registrou mais de mil focos de queimada camera Somado todo o ano, o Pará ocupa a oitava posição entre os estados com maior número de queimadas registradas | Reprodução

Somente nos quinze primeiros dias deste mês de julho o Pará já registrou 165 focos de queimadas em todo o seu território, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No primeiro semestre inteiro, foram notificados 1.079 focos de queimadas no intervalo entre 1 de janeiro a 15 de julho de 2019.

Os dados foram obtidos na página do instituto, por meio do Banco de Dados de Queimadas, disponível na internet. Os índices mostram ainda que o Pará ocupa o oitavo lugar no ranking dos estados brasileiros com as maiores ocorrências de focos de queimadas. Se analisar somente os dados deste mês, o Estado cai para décimo no número de focos registrados. Em junho foram 315, então a tendência deve ser de alta até o dia 31.

No mês de julho, o município de Itaituba foi o campeão de queimadas registradas pelos satélites do Inpe, com 16 focos, ou 9,7% do total em todo o Estado, seguido de Altamira, com 12 casos.

MUNICÍPIOS

Já somados todos os meses deste ano, o município com o maior número de ocorrências é Santana do Araguaia, com 106 queimadas, ou 9,8% dos registros no nosso território. É mais que o dobro do segundo colocado, São Félix do Xingu, que teve 4,4% dos focos ou 48 registros. Próximo, tem Santa Maria das Barreiras (44), Oriximiná (43), Alenquer (40) e Óbidos (também com 40 registros).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que faz o monitoramento periódico dos focos de queimadas no território do Pará. O objetivo é fazer o acompanhamento do fenômeno que pode ocorrer de forma natural ou provocada.

A Semas diz ainda que nos 10 primeiros dias de julho de 2019 foram detectados 102 focos de queimadas. No mesmo período de 2018 foram 204. Totalizando uma redução de 50%. “A queda de focos neste ano, em grande parte é associada à ocorrência de condições meteorológicas que favorecem as chuvas no Estado. Além disso, a secretaria tem intensificando nos últimos meses ações de combate ao desmatamento no estado do Pará”, informou.

A secretaria esclarece que queimar florestas é considerado um crime ambiental. O Produtor rural que necessitar recorrer à queimada como forma de supressão vegetal deverá seguir a Instrução Normativa nº 08/2015, disponível no Site da Semas.

Pará já registrou mais de mil focos de queimada
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias