plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PAPO DE PET

Shampoo para cães é tudo igual? Veja como escolher os produtos ideais para o seu pet 

Quem tem cão em casa sabe o quanto o banho é essencial para a saúde e estética do animal. Mas muito além de manter a higiene do pet, o banho requer cuidados específicos, entre eles, os produtos usados durante o procedimento. Seja no petshop ou em casa, os

Imagem ilustrativa da notícia Shampoo para cães é tudo igual? Veja como escolher os produtos ideais para o seu pet  camera Reprodução

Quem tem cão em casa sabe o quanto o banho é essencial para a saúde e estética do animal. Mas muito além de manter a higiene do pet, o banho requer cuidados específicos, entre eles, os produtos usados durante o procedimento. Seja no petshop ou em casa, os tutores precisam ter atenção nos shampoos utilizados durante o banho. Afinal, cada cão possui uma necessidade diferente e é preciso entender quais são os produtos indicados para manter seu tipo de pele e pelos saudáveis.

“A regra mais importante é utilizar apenas produtos de higiene canina! Muitos tutores acabam utilizando o seu próprio shampoo ou até mesmo barra de sabão de lavar roupas, mas isso pode prejudicar muito a pele do cachorro”, afirma o veterinário Ricardo Cabral, da Virbac. “Além de ressecar a pele e provocar alergia e irritações, o uso de produtos inadequados pode também causar um desiquilíbrio de óleos nos pelos, criando um ambiente ideal para bactérias, parasitas e vírus”, destaca.

Para o gestor comercial, Júnior Ferreira, tutor da pequena Bella, de 2 anos e meio, o banho exige cuidados específicos, de acordo com cada animal. "Inicialmente, a Bella toma banho com um sabonete indicado por um profissional. Em seguida, usamos o shampoo para pelos claros. Como ela é bem pequena, não tem muito mistério. A secamos com o secador e finalizamos com perfume. Em 20 minutos, a Bella está pronta", explica Júnior.

Como escolher o produto ideal

preto e branco dog GIF

Hoje, o mercado pet oferece diversas opções e marcas de shampoos e para auxiliar na escolha do produto ideal, o veterinário listou os principais pontos de atenção. Confira:

Utilize shampoos hipoalergênicos


Busque sempre por shampoos que utilizem ingredientes hipoalergênicos, pois eles não agridem a pele dos cães. “Mesmo que o cão não seja alérgico, a pele dele pode ficar irritada na presença de agentes que nunca teve contato. A escolha de produtos hipoalergênicos minimiza esse risco”, explica o especialista.

Repare na pelagem do seu cão

Existe uma grande diversidade de raças e cada qual com sua particularidade. Algumas têm pelos grossos e longos, enquanto outras têm pelos curtos e finos. Há ainda uma infinidade de cores de pelos. “Um dos objetivos dos shampoos caninos é auxiliar no cuidado e manutenção dos pelos. Eles possuem funções como ser desembaraçante, antiqueda, manter a cor natural do pelo, entre outras. Portanto, identificar necessidades comuns a cada tipo de pelagem facilitará na hora de comprar o produto”, conta Cabral.

Cuidar da pele é essencial!

Resultado de imagem para cachorro tomando banho gif

Mais importante que garantir pelos sedosos e brilhantes, é manter a pele do pet saudável. “Esse ponto é o mais importante, pois tratar a pele é sinônimo de garantir saúde para o cão, tendo em vista que existem diversas doenças de pele como sarna, micose, dermatite atópica, alergias, seborreia, entre outros, que prejudicam e incomodam muito os pets”, explica Cabral. “Atente-se ao tipo de pele do seu cão! Se ela é seca, por exemplo, procure por um shampoo hidratante. Se é oleosa, um shampoo que controle a oleosidade. Leia sempre o rótulo e consulte o veterinário”, afirma o profissional.

Optar por marcas reconhecidas no mercado dermatológico também é garantia de uma pele saudável. Além disso, caso o pet já tenha contraído doenças de pele, os shampoos dermatológicos auxiliam no tratamento e prevenção. Algumas marcas oferecem soluções para alívio imediato da irritação e prurido da pele, infecções bacterianas da pele (piodermite superficial) e fúngicas (inclusive Malasseziose) e adjuvante no tratamento de piodermites profundas, para o tratamento e controle da pele oleosa associada à seborreia dos cães, entre outros.

Leia mais:

Como manter a saúde da pele e pelagem do pet? Confira as dicas!

Tem dúvidas sobre adoção de pets? Saiba como ter um novo amigo cão ou gato!

Como cuidar dos filhotes

Resultado de imagem para filhote tomando banho gif

Filhotes de cachorro precisam de cuidados especiais em relação ao banho. Para tomar banho no petshop, onde haverá contato com outros cães, é necessário esperar todas as vacinas. Mesmo para o banho em casa, existe o risco de deixar a pele e pelos molhados, então é recomendável esperar pelo menos 12 semanas: antes disso, o uso de toalhas umedecidas específicas para cães é o ideal. Além disso, utilize produtos especializados ou o recomendado pelo veterinário, e introduza o banho na rotina do filhote aos poucos para não gerar traumas.

(Paloma Lobato/Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias