plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PAPO DE PET

Pulgas: elimine os parasitas que podem trazer sérios problemas aos pets

As pulgas são os principais parasitas externos dos pets e podem gerar alergias, verminoses, anemias e sintomas de estresse, além de criar uma repulsa por parte dos tutores, interferindo na relação deles com seus pets. “Uma característica importante é que

Imagem ilustrativa da notícia Pulgas: elimine os parasitas que podem trazer sérios problemas aos pets camera Pets estão vulneráveis ao ataques das pulgas e a higienização adequada é a única forma de livrá-los dos parasitas | Reprodução

As pulgas são os principais parasitas externos dos pets e podem gerar alergias, verminoses, anemias e sintomas de estresse, além de criar uma repulsa por parte dos tutores, interferindo na relação deles com seus pets.

“Uma característica importante é que as pulgas vivem apenas durante sua fase de vida adulta sobre os animais e, pelo resto do tempo, elas vivem no ambiente”, conta o veterinário Ricardo Cabral.

Essa informação serve como alerta para os tutores: antes de se preocupar com os parasitas nos pets, é fundamental ficar atento à higienização do ambiente onde o animal vive.

“Mesmo que o pet seja tratado continuamente com medicação antipulga, caso o ambiente esteja altamente contaminado, ele pode ser re-infestado”, explica o veterinário.

COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO DO AMBIENTE?

A contaminação ambiental é explicada pelo ciclo de vida da pulga. “Este parasita se alimenta do sangue dos pets e as pulgas fêmeas são capazes de por cerca de 50 ovos por dia. Os ovos caem no chão, onde o animal dorme, e se desenvolvem em 1 dia e meio a 10 dias, dependendo da temperatura. Destes ovos, emergem larvas que se alimentam das fezes das pulgas adultas. Depois de 3 estágios larvais, elas formam um casulo (pupa), de onde emerge a pulga adulta”, explica Cabral.

A duração do ciclo depende das condições climáticas. A condição ideal para o ciclo da pulga é de temperaturas entre 20° e 30°C, com umidade relativa de 70 a 85%. Quando protegida em seu casulo, a pulga é capaz de sobreviver por até 6 meses em condições de desenvolvimento favoráveis, dessa forma persistindo no ambiente.

COMO EVITAR?

Para evitar a proliferação dessas pragas, é necessário sempre tratar o ambiente junto com o pet. “Existem produtos específicos para este propósito no mercado. Alguns são usados no controle de pulgas nos animais e possuem agentes que são eficazes contra os estágios imaturos das pulgas, podendo auxiliar no controle ambiental", destaca o especialista.

Uma boa opção que pode ser encontrada no mercado são os antipulgas a base de spray, pipetas e coleiras, que combatem pulgas e carrapatos, além de comprimidos para controle e tratamento do parasitismo interno dos animais. “O ideal é sempre utilizar produtos antipulgas no pet, principalmente após o banho”, conta o veterinário.

Também é indicado realizar a limpeza mecânica no ambiente, como o uso de aspiradores de pó, além de sempre lavar todos os objetos dos cães, como brinquedos, cobertores, cama, travesseiros, entre outros. Já os jardins e áreas externas devem ser dedetizados a cada 30 dias.

Pulgas: elimine os parasitas que podem trazer sérios problemas aos pets
📷 |

Em casos de proliferação no animal, o ideal é que o pet seja levado imediatamente a um veterinário.

"Se o pet apresentar qualquer problema clínico, o veterinário deverá ser consultado para verificar qual a melhor solução para o problema do animal”, finaliza Cabral.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias