Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


24°
R$
Pará

Hemopa lança campanha em homenagem ao Dia das Mães

quinta-feira, 09/05/2019, 15:23 - Atualizado em 09/05/2019, 15:37 - Autor:


A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) lança, nesta sexta-feira (11), uma campanha alusiva ao Dia das Mães. A iniciativa segue com ações até sábado e tem o tema “Mãe que gera amor é mãe que salva vidas. Doe Sangue!”, com o  objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue entre as mulheres, além de reforçar o banco de sangue para atendimento da  demanda transfusional da rede hospitalar composta por mais de 200 hospitais, públicos e privados, no Pará. A meta será de 250 comparecimentos diários.


Para atrair o maior número de voluntários, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) elaborou uma intensa programação, que contará com ação de educação em saúde com a realização de palestras, oferta de serviços de beleza, massagem, caricaturas e lanche especial em homenagem às mães de todas as formas: biologias, adotivas, de coração e também homens que assumem a maternidade pelo amor incondicional aos filhos naturais ou escolhidos.


Atualmente, a Fundação Hemopa vem mantendo a regularidade do estoque de sangue, mas a participação efetiva de doadores de sangue é fundamental para manter a qualidade e a quantidade para atendimento satisfatório da demanda, tendo em vista que todos os dias há necessidade de transfusão em pacientes internados em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade. Além disso, há os usuários com patologias hematológicas. A maioria precisa de transfusão de sangue pelo resto da vida.


Participação feminina 


O Ministério da Saúde (MS) sugere que 30% das coletas efetivadas o Brasil, regularmente, sejam do sexo feminino. Com 34% das doações realizadas no Pará, o Estado está acima da média nacional. Mas há a necessidade de aumentar ainda mais o número de coleta e reduzir, cada vez mais, a distância entre as doções entre homens e mulheres.


Programação 


Palestras educativas: Doação de sangue e cadastro de Medula Óssea;
Saúde e Direitos da Mulher;
- Serviços de embelezamento;
- Serviço de Massagem;
- Serviço de caricatura, e demais ações.


Coleta de sangue 


Para ser um candidato à doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.


Mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois meses. Fatores de impedimentos temporários para o sexo feminino: gravidez e amamentação nos 12 meses a partir do parto. Outras dúvidas devem ser checadas durante a triagem clínica.


Serviço 


As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Mais informações: 0800-2808118/3110-6500.


(Com informações da Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS