Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$
Pará

Detran altera fluxo em trecho da BR-316

quinta-feira, 28/02/2019, 07:56 - Atualizado em 28/02/2019, 07:56 - Autor:


O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) realiza alterações no fluxo da rodovia BR-316. As mudanças vão reforçar a segurança viária de pedestres e condutores e já auxiliarão motoristas durante a saída de Belém para o interior durante o período de Carnaval. A partir de hoje (28), a nova sinalização horizontal e vertical na BR-316, com a avenida Independência, será concluída, o que inclui o funcionamento de um semáforo.


A partir da colocação do semáforo, o retorno existente no km 8 da BR-316, antes do posto de fiscalização do Detran, no sentido Belém/Marituba será bloqueado. Segundo o diretor geral do Detran, João Guilherme Macedo, o novo semáforo trará muitas vantagens ao condutor. “Os motoristas agora poderão sair diretamente na BR-316”, comentou.


Para quem vai pegar a estrada durante o feriado de Carnaval, o Detran dá algumas orientações: “Usar a avenida João Paulo II é uma boa alternativa. É uma rota que facilita a saída da cidade. Sugerimos também que os motoristas utilizem mais a avenida Independência. Já para quem for às cidades de Cametá, Barcarena e Abaetetuba, a dica é utilizar a balsa e assim evitar passar por onde as obras estão acontecendo”, reforçou o diretor.


A Diretoria Técnica Operacional do Detran realizou um levantamento que mostra os melhores horários para pegar a estrada no período carnavalesco. A pesquisa detectou que a partir de 22h o fluxo reduz em torno de 40% até as 5h. “A partir de 5h da manhã é um horário que o motorista pode sair com mais tranquilidade, já depois das 6h o fluxo fica mais intenso, segundo nossas pesquisas”, explicou.


DECRETO


O decreto que renuncia o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas passagens de balsa da travessia Belém – Arapari - Belém, vem beneficiando condutores de veículos que utilizam o transporte. A determinação diminui o valor do serviço em R$ 7,45 para os usuários de carros pequenos e médios, de motocicletas e de utilitários grandes.


A medida foi tomada pelo Governo do Estado para estimular a procura pela opção hidroviária, ao invés da terrestre, pela Alça Viária, por conta da restrição do tráfego de caminhões na BR-316, de 7h às 10h e 17h às 21h.


As viagens são realizadas, diariamente, por quatro empresas. A expectativa é que, a partir da diminuição do valor nas passagens, a utilização desse modal aumente de forma gradativa.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS