plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BRASIL

Joaquim Levy pede demissão e sai do BNDES

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, enviou hoje uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo demissão do cargo. "Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, enviou hoje uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo demissão do cargo. "Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda. Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas", disse Levy.

O pedido de demissão de Levy foi feito um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmar que estava "por aqui" com o chefe do BNDES e que sua cabeça estava a prêmio.

O motivo da bronca de Bolsonaro foi a nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de mercado de capitais do banco de fomento. O advogado, que trabalhou com governos petistas, é considerado homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Após a declaração de Bolsonaro, Pinto apresentou uma carta de renúncia antes mesmo de assumir o cargo oficialmente --ele tomou posse na quarta-feira (12) e começaria a trabalhar na diretoria amanhã.

O próprio Levy também trabalhou em governos petistas: foi ministro da Fazenda durante o primeiro ano do segundo mandato da ex-presidente Dilma e secretário do Tesouro de Lula.

Levy foi levado à chefia do BNDES no início deste ano por indicação de Paulo Guedes.

Veja a íntegra da mensagem de Joaquim Levy:

Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda.

Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas.

Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade.

Joaquim Levy.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias