Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Brasil

Conselho torna simulador facultativo e diminui carga horária de autoescolas

sábado, 15/06/2019, 10:27 - Atualizado em 15/06/2019, 13:08 - Autor:


O processo de formação de condutores brasileiros terá novas regras. O uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores passará a ser facultativo, com redução de 25 para 20 horas de aulas práticas nas autoescolas. Além disso, a exigência de aulas noturnas cairá de 5h para 1 hora/aula.


As decisões foram anunciadas na primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF). As novas regras passam a valer 90 (noventa) dias após a publicação no Diário Oficial da União.


De acordo com o ministro da Infraestrutura e presidente do colegiado, Tarcísio Gomes de Freitas, a decisão desburocratiza parte das etapas do processo de formação do condutor. “Essa reunião trouxe para a pauta temas que vinham sendo objeto de discussão desde o início do ano. As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”, afirmou. “Estamos muito alinhados às diretrizes que o presidente Bolsonaro tem nos mostrado, de desburocratizar os processos, retirar entraves e facilitar a vida do cidadão”, concluiu.


Para condutores de ciclomotores, a carga horária caiu de 20h para 5h/aula. A normativa permite ainda que os candidatos interessados na obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) possam, no período de um ano, realizar apenas as provas, sem passar pelas aulas teóricas e práticas. E, caso o candidato seja reprovado, ele deverá frequentar as aulas práticas. Segundo o ministro, essa proposta facilita a vida das pessoas que possuem ciclomotor, já que o custo da formação do condutor é muito alto.


PARÁ


A obrigatoriedade do uso de simuladores de direção durante o processo de formação do condutor foi instituída em 2015, a partir de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, ainda cabia a cada Estado publicar sua própria portaria regulamentando o processo. No Pará, a regulamentação foi feita pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) em abril de 2018.


A obtenção da CNH na categoria ‘B’ exigia o cumprimento de no mínimo 25 horas/aula. Do total, elas deveriam ser distribuídas entre 5 horas/aula em simulador de direção veicular e 20 horas/aula em veículo de aprendizagem. Cada aula no simulador tem duração média de 30 minutos.


Leia também: Fim dos simuladores de direção e outros destaques por Leandro Mazzini


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS