plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BRASIL

Anvisa aprova cultivo de maconha

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, esta terça-feira (11), duas propostas preliminares para permitir o cultivo da planta Cannabis Sativa (maconha) no Brasil com fins medicinais e científicos. As propostas garantem também garante a p=livre

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, esta terça-feira (11), duas propostas preliminares para permitir o cultivo da planta Cannabis Sativa (maconha) no Brasil com fins medicinais e científicos. As propostas garantem também garante a p=livre produção de medicamentos nacionais à base da substância THC.

Apesar de ser considerado um avanço no debate público em relação a descriminalização da maconha, as propostas ainda deverão passar por uma consulta pública depois de serem publicadas no Diário Oficial da União. O consumo recreativo e o plantio doméstico ainda permanecem proibidos.

A ideia dos projetos é que empresas possam cultivar a planta mediante supervisão da Anvisa e de autoridades policiais, vendendo produtos para a indústria farmacêutica e instituições de pesquisa.

Debate Mundial

O debate sobre a legalização da maconha faz parte da agenda de vários países no mundo. A planta é descriminalizada em pelo menos 15 países, entre eles Portugal, Espanha, Holanda e Argentina, e legalizada para uso recreativo em países como Uruguai, Canadá, e parte dos Estados Unidos e Austrália (Nestes países a liberação depende de cada estado).

Pelo lado dos defensores da legalização no Brasil, especialistas dizem que, além dos benefícios para auxiliar no tratamentos a diversas doenças, como convulsão, a medida é necessária para tentar reduzir o poder do tráfico de drogas, diminuindo a violência relacionada a venda ilegal de maconha, que sempre foi uma das drogas mais vendidas em bocas de fumo do país. Legaliza-la poderia retirar poder financeiro do crime e reduzir custos com segurança pública voltados a repressão a este tipo de crime.

Os críticos afirmam o contrário, que a legalização aumentaria o número de viciados na planta e aumentaria o uso.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias