plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Japão registra 112 mortes e 78 desaparecidos após forte chuva

Uma das piores catástrofes no sudoeste do Japão nos últimos anos já registrou 112 mortos e 78 desaparecidos. Informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (9). As altas precipitações registradas desde a quinta-feira passada (5) afetaram, principal

Uma das piores catástrofes no sudoeste do Japão nos últimos anos já registrou 112 mortos e 78 desaparecidos. Informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (9).

As altas precipitações registradas desde a quinta-feira passada (5) afetaram, principalmente, as cidades de Hiroshima e Ehime, onde milhares de casas foram atingidas por inundações e deslizamentos, ocasionando o isolamento de vários povoados do aquipélago japonês.

Segundo confirmação do governo, o número de mortos já passa de 100. O primeiro-ministro Shinzo Abe decidiu cancelar uma viagem à Europa e ao Oriente Médio, com o intuito de coordenar pessoalmente as atividades de ajuda às vítimas e para para visitar as regiões afetadas.

Nesta segunda-feira, as equipes de busca continuam as operações de resgate de pessoas refugiadas em terraços e tetos de casas que foram inundadas. Ao todo, os desaparecidos já somam 78.

De acordo com os últimos dados divulgados por representantes das áreas afetadas, Hiroshima é a cidade que apresenta o maior número de mortos, somando 39, e com três pessoas feridas gravemente. Em Ehime foram registradas 22 mortes.

Durante o fim de semana, as autoridades japonesas chegaram a recomendar a retirada de 5,9 milhões de pessoas de 19 cidades. Cerca de 30 mil cidadão passaram a noite em refúgios.

As inundações dos povoados foram causadas pelas fortes precipitações que ocasionaram o transbordamento dos rios. Em alguns pontos, a água atingiu cerca de três metros de altura, o que gerou graves danos em edifícios, estradas, pontes e outras infraestruturas.

O número de mortos pode aumentar nos próximos dias, visto que algumas áreas ainda permanecem isoladas, o que tornaria essa catpastrofe a pior desde 2011, quando o tufão Talas deixou 98 mortos e desaparecidos no centro do país.

(Com informações da Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias