plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Britânicos criam exame de glicose sem picadas para diabéticos

Um exame sem picadas nos dedos, nem dor vai dispensar o temido exame de sangue. Cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido desenvolveram um emplastro adesivo, parecido com um curativo, pra medir os níveis de glicose pela pele, mas sem perfur

Um exame sem picadas nos dedos, nem dor vai dispensar o temido exame de sangue. Cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido desenvolveram um emplastro adesivo, parecido com um curativo, pra medir os níveis de glicose pela pele, mas sem perfurar.
A ideia é eliminar a necessidade de milhões de diabéticos realizarem com frequência os testes dolorosos e impopulares.

O adesivo coleta o fluido da glicose entre as células, através dos folículos capilares, que são acessados individualmente através de uma série de sensores em miniatura. Ele aplica uma minúscula corrente elétrica, fraca demais para ser sentida.

A glicose é recolhida em minúsculos reservatórios, onde é medida.

As leituras podem ser feitas a cada 10 a 15 minutos, ao longo de várias horas.

Diabéticos

Luca Lipani e seus colegas da Universidade esperam que o curativo-sensor possa se tornar um dispositivo de baixo custo para enviar as medições de glicose regularmente para um aplicativo no celular, alertando o usuário quando eles podem precisar tomar alguma medida.

Graças ao projeto do conjunto de sensores e reservatórios, o adesivo não requer calibração com amostra de sangue, o que significa que os testes de sangue com picada no dedo tornam-se de fato desnecessários.

As próximas etapas do trabalho incluem um aprimoramento adicional do projeto para otimizar o número de sensores no emplastro e demonstrar a funcionalidade total em um período de uso de 24 horas.

Com informações do Diário da Saúde

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias