plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Meteorito é flagrado atingindo a Lua durante último eclipse; veja o vídeo!

Um telescópio espanhol flagrou um momento inédito na astronomia: o instante em que um meteorito caiu na face visível da lua durante o último eclipe lunar, a "Super Lua Vermelha", ocorrido na madrugada da última segunda-feira (21). É a primeira vez que é f

Um telescópio espanhol flagrou um momento inédito na astronomia: o instante em que um meteorito caiu na face visível da lua durante o último eclipe lunar, a "Super Lua Vermelha", ocorrido na madrugada da última segunda-feira (21). É a primeira vez que é filmada uma colisão durante um eclipse e o impacto aconteceu às 1h21, horário de Belém.

O vídeo registra o exato momento em que o meteorito cai na lua. Jose Maria Madiedo, astrônomo da Universidade de Huelva, foi quem divulgou as imagens captadas pelo Sistema de Deteção e Análise de Impactos Lunares (Midas), um projeto conjunto daquela universidade e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, nas redes sociais.

O especialista afirma que o meteorito se desintegrou no impacto, gerando o ponto luminoso visto na imagem. "O mais provável é que a rocha fosse um fragmento de um cometa e não de um asteroide. Nesse caso, a velocidade média do impacto seria de uns 61 mil quilómetros por hora", disse Madiedo à revista National Geographic Espanha.

O astrônomo explica que o impacto de um meteorito na Lua é completamente diferente na Terra, pois nosso planeta possui um escudo protetor (a atmosfera), que desintegra os corpos celestes antes de atingirem o chão. "Na Lua não há atmosfera, não há nada que trave uma rocha que entra em rota de colisão. Uma das características dos impactos a grande velocidade é que se produz um flash durante a colisão, resultado da energia que é libertada", finalizou.

(Com informações de Notícias ao Minuto)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias