Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


24°
R$

Notícias / Mundo-Notícias

Mundo-Notícias

Após andarem durante meses, migrantes chegam à fronteira do México com os EUA

quarta-feira, 14/11/2018, 21:33 - Atualizado em 14/11/2018, 21:34 - Autor:


Parte da caravana de migrantes centro-americanos, que deixou Honduras em direção aos Estados Unidos há mais de um mês, chegou a fronteira do México com os Estados Unidos nessa terça-feira (13). Segundo as contas oficiais, cerca de 400 migrantes fazem parte do comboio que pretende ingressar em território norte-americano.


A marcha das caravanas acelerou vertiginosamente o seu passo nos últimos dias. Alguns tentaram passar para o outro lado desesperadamente. Emocionados, correram até a praia para tomar banho e colocavam a cabeça entre as grades metálicas da fronteira para vislumbrar o terreno sonhado.


O objetivo dos migrantes é convencer o governo dos EUA a lhes conceder o status de refugiados devido à extrema violência e pobreza em que vivem em seus países. Para consegui-lo, devem cruzar a fronteira pelos controles migratórios oficiais e, do lado americano, solicitar o refúgio, de acordo com um decreto assinado nesta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


“Sinto emoção porque era um desejo poder estar aqui, depois de cruzar todo o México”, disse o pedreiro, soldador e barbeiro Lester Velázquez, de 39 anos, de Comayagua, Honduras.


Velázquez e outros emigrantes observaram o morro Nido de las Águilas (Ninho das Águias), cortado por um trecho da cerca metálica, que divide o México dos Estados Unidos. “Espero fazer o mesmo ou o que for possível do outro lado”, acrescentou, ao ser perguntado sobre seus planos no país vizinho.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou reforçar as fronteiras, enviando um contingente extra de agentes das forças armadas, que entre outras medidas, caminham pela fronteira instalando cercas de arame farpado.


(Fonte: EFE)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS