plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Festival proíbe homens em protesto contra o assédio e violência sexual

Nesta sexta-feira (31), foi dado início ao festival de música só para mulheres, transexuais e não-binários - aqueles que não se identificam nem como homem e nem como mulher na cidade de Gotemburgo, Suécia. O motivo? Uma forma de protesto contra o assédio

Nesta sexta-feira (31), foi dado início ao festival de música só para mulheres, transexuais e não-binários - aqueles que não se identificam nem como homem e nem como mulher na cidade de Gotemburgo, Suécia. O motivo? Uma forma de protesto contra o assédio e a violência sexual.

O Statement Festival se tornou uma zona proibida para homens e, de acordo com os organizadores, é um evento histórico por se tratar do primeiro grande festival de música sem a presença de homens.

“Queremos simplesmente que mulheres, não-binários e transexuais sejam capazes de participar de um festival de música e se sentirem, ao mesmo tempo, seguros”, diz o comunicado do evento.


(Foto: Statement Festival/Facebook)

A criadora evento, a apresentadora de rádio e comediante sueca Emma Knyckare, diz entender as críticas recebidas pela decisão, mas espera também a compreensão “do outro lado”.

“Espero que eles possam compreender o propósito maior do festival, e procurar outras atividades interessantes para ocupar seu tempo durante o evento. Creio que a maioria dos homens também gostaria de ver a mudança na cultura de assédio”, disse.

VIOLÊNCIA - Os últimos festivais de música realizados no país registraram inúmeros casos de agressões e estupros contra a mulher. A edição de 2018 do Bravalla - o maior festival do país - precisou ser cancelado por conta das denúncias de quatro estupros e 23 casos de abuso sexual em 2017.

“Fiquei aborrecida com o fato de que o foco da mídia, ao noticiar os casos de abuso sexual, eram sempre os imigrantes e o álcool, e não os homens em geral”, declarou Knyckare.

(Com informações da Carta Capital)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias