plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Após escândalo com empresa brasileira, PPK renuncia ao Peru

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, mais conhecido pelas iniciais PPK, apresentou sua renúncia ao Congresso nesta quarta-feira (21), às vésperas de uma votação para seu impeachment e após alegações de compra de votos abalarem seu governo de centr

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, mais conhecido pelas iniciais PPK, apresentou sua renúncia ao Congresso nesta quarta-feira (21), às vésperas de uma votação para seu impeachment e após alegações de compra de votos abalarem seu governo de centro-direita. Ele liderou o país por um ano e sete meses.

Kuczynski, 79, deixará o cargo depois que sua renúncia for aceita pelo Congresso e, de acordo com a Constituição, deve ser substituído pelo seu primeiro vice-presidente, o engenheiro Martin Vizcarra. Um anúncio oficial à nação deve ser feito mais tarde nesta quarta.

A crise política enfrentada por PPK teve início com a operação Lava Jato, que impulsionou investigações em diversos países da América Latina e da África, com acusações de que a empreiteira Odebrecht teria subornado governos locais para garantir contratos de obras públicas.

Em dezembro de 2017, o congresso peruano votou um pedido de impeachment do presidente, no entanto o processo não teve o número de votos necessário para derrubá-lo.

No entanto, nos últimos dias, veio à tona um vídeo em que políticos pró-governo oferecem projetos de obras públicas a parlamentares, em troca de ajuda para derrotar o pedido de impeachment. O escândalo foi apelidado de "Kenjivideos", uma referência a Kenki Fujimori, filho do ditador Alberto Fujimori, que aparece no vídeo tentando comprar os votos.

Desde então, PPK perdeu apoio. Um novo pedido de impeachment foi feito pela oposição no Congresso e políticos que haviam votado a favor do presidente ou se abstiveram na votação anterior manifestaram mudar de lado desta vez. Em uma reunião com o Conselho de Ministros mais cedo nesta quarta, todos os ministros pediram que o presidente deixasse o cargo. A nova votação seria feita na quinta-feira (22).

Ex-banqueiro de Wall Street, PPK também tinha planos de se encontrar com Donald Trump em uma cúpula regional programada para abril.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias