plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Estudo revela o que tem no 'outro lado' da Via Láctea

Um estudo publicado nesta quinta-feira (12) pela revista "Science" revelou que pesquisadores estão tentando ver o que tem no outro lado da galáxia através do uso de ondas de rádio. A ideia é revelar detalhes do braço espirtal de Centaurus, localizada no l

Um estudo publicado nesta quinta-feira (12) pela revista "Science" revelou que pesquisadores estão tentando ver o que tem no outro lado da galáxia através do uso de ondas de rádio. A ideia é revelar detalhes do braço espirtal de Centaurus, localizada no lado oposto ao nosso da galáxia.

A pesquisa foi liderada por Alberto Sanna, pesquisador do Instituto Max Planck que descreveu os movimentos de molécula de metanol e de água em uma região de formação de estrelas de alta massa. A equipe utilizou radiotelescópios do Very Long Baseline Array (VLBA), nos EUA.

A tarefa é difícil, tendo em vista as centenas de bilhões de estrelas presentes, além de nuvens de gás e poeira cósmica. O local, que serviu de estudo para os pesquisadores, está a 30 mil anos-luz do Sol (o total do diâmetro da nossa galáxia é de, aproximadamente, 100 mil anos-luz).

Os pesquisadores afirmam que as medidas possibilitam lançar luz sobre a estrutura espiral da galáxia, localizando a Centaurus. Além disso, as medições possibilitaram também validar um método que determine distâncias na região.

Nesse estudo foi possível observar que o ângulo de inclinação do braço espiral pode variar ao longo do seu comprimento. Para chegar a isso foi utilizado o fenômeno da paralaxe, que consiste no movimento aparente de objetos distantes, uma espécie de efeito da órbita da Terra ao redor do Sol, determinando a distância entre as estrelas.

(Com informações do UOL Notícias)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias