plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Estudo determina tamanho médio do pênis

Uma pesquisa científica para descobrir qual é o tamanho considerado normal de um pênis (comprimento e circunferência) levou especialistas britânicos a analisar medições feitas em 15.500 homens, distribuídas por 17 estudos. A partir da análise, eles deter

Uma pesquisa científica para descobrir qual é o tamanho considerado normal de um pênis (comprimento e circunferência) levou especialistas britânicos a analisar medições feitas em 15.500 homens, distribuídas por 17 estudos.

A partir da análise, eles determinaram que o comprimento médio de um pênis flácido é de 9,16 centímetros e o de um pênis esticado é de 13,24 centímetros. O comprimento médio de um pênis ereto é de 13,12 centímetros. Já a circunferência do órgão, sempre em valores médios, fica entre 9,31 centímetros em repouso e 11,66 centímetros quando ereto.

Publicada na revista especializada em urologia "BJU International", a pesquisa, que recebeu o título "Eu sou normal?", pode ser útil para aconselhar as pessoas preocupadas com o tamanho de seu pênis, às vezes a ponto de sofrer dismorfofobia (temor desproporcional de ter um defeito corporal) ou perguntas sobre o uso do preservativo e as dimensões do pênis.

Com esse objetivo, o doutor David Veale (King's College London, Londres) e seus colegas se basearam em uma série de investigações para estabelecer um esquema gráfico ou "nomograma" que representa a distribuição do tamanho do pênis em repouso ou em ereção e suas variações normais.e as variações consideradas normais.

Segundo o doutor Veale, “estes gráficos ajudarão os médicos a tranquilizar a grande maioria dos homens sobre o tamanho de seu pênis” dentro dos parâmetros normais.

Por definição, nos gráficos a metade dos homens se situa abaixo do valor médio e a outra metade acima. A maioria dos homens observados no estudo são caucasianos ou do Oriente Médio, advertem os autores da pesquisa.

Tamanhos

Segundo Veale, cerca de 2,28% da população masculina têm um micropênis (menos de cinco centímetros sem ereção), o que pode ser "devastador para o senso de masculinidade da pessoa", diz.

Mas isso está longe de ser consenso. O médico Enrique Fabián Bonaño, da Associação Espanhola de Andrologia (ASESA, na sigla em espanhol), defende não haver uma "medida padrão".
Segundo Bonaño, no caso do micropênis, "existem técnicas cirúrgicas que, em mãos hábeis, podem ajudar", apesar de ele admitir que não é "muito partidário" desse tipo de procedimento, "por não ter uma constância de resultados realmente satisfatórios".

Por outro lado, Veale diz que "são muitos os homens que buscam ajuda em consultas com urologistas e sexólogos, preocupados com o tamanho de seu pênis, apesar de terem um de tamanho normal".

"Esse transtorno é conhecido como a síndrome do pênis pequeno (SPS, na sigla em inglês), e os homens que sofrem dela podem também ser diagnosticados com dismorfia corporal (BDD), uma preocupação excessiva e angústia com o tamanho do pênis."

O especialista garante que a ajuda psicológica para quem sofre dessa ansiedade é "muito necessária".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias