plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
RAÇA MUTANTE

"Lobo loiro": híbridos de cães e lobos se espalham na Europa

Cientistas discutem impacto genético sobre o crescimento da nova espécie na natureza e defendem abater os animais para preservar espécie "puro sangue"

Imagem ilustrativa da notícia "Lobo loiro": híbridos de cães e lobos se espalham na Europa camera Um dos fatores que causaram o surgimento dos híbridos foi a pressão do homem sobre a natureza. | Foto: reprodução/ Instagram

Nos últimos anos, a Europa vem registrando um crescimento no registro de lobos híbridos na natureza. O resultado se deu pelo cruzamento natural com cães domésticos e o nascimento desses animais está preocupando os cientistas que já discutem sobre o impacto dessa subespécie no futuro dos lobos “puro sangue”.

Enquanto uns defendem o extermínio da raça mutante, sob a alegação de que ela pode superar os lobos originais, acabando com a espécie do planeta. Já outros optando pela esterilização dos bichos.

Veja também:

De acordo com os pesquisadores, um dos fatores que causaram o surgimento dos híbridos foi a pressão do homem sobre a natureza. A diminuição de habitats naturais, levando para perto do lobo os pets dos humanos, colabora para o cruzamento entre as espécies.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Uma forma de identificação de um híbrido: são, muitas vezes, lobos “loiros”, de pelo caramelo, enquanto lobos puro sangue são escuros, acinzentados.

Estudos apontam para a presença de híbridos em quase todos os países europeus. Em regiões da Itália, eles se tornaram endêmicos, representando até 70% da população de lobos, mostra reportagem do jornal The Guardian.

No entanto, a ciência está olhando também para o lado bom dos lobos loiros. Os híbridos tem vantagens evolutivas em relação aos originais. No parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, por exemplo, descobriu-se que os lobos híbridos têm maior resistência a doenças.

Um dos temores é de que o comportamento destes animais fosse afetado pelos genes “domesticados” dos cães. A princípio, isso não está ocorrendo, como demonstram pesquisas na Itália que capturaram e observaram o comportamento dos híbridos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias