plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ONDAS GIGANTES

Terremoto atinge Taiwan e gera alerta de tsunami no Japão

Dois tremores, de 7,5 e 6,5, também foram sentidos no Japão, e emitiram alertas, apesar de não causar danos graves

Imagem ilustrativa da notícia Terremoto atinge Taiwan e gera alerta de tsunami no Japão camera Parte da cidade de Taipei ficou sem energia, mas não há registro de danos estruturais | Lifeforstock/Freepik

Terremotos e maremotos são relativamente comuns no continente asiático, por conta da grande incidência de placas tectônicas na área. Nesta terça-feira (2), dois terremotos atingiram a ilha de Taiwan, na Ásia.

Segundo o Gdacs (sigla em inglês para Sistema Global de Alerta e Coordenação em Situações de Desastre), órgão ligado à Comissão Europeia e à Organização das Nações Unidas, o primeiro tremor teve magnitude 7,5, e o segundo, de 6,5.

Relatos colhidos pela agência de notícias Reuters apontam parte de Taipei, capital de Taiwan, ficou sem energia elétrica. Não há, contudo, registro de danos, afirmou o governo da cidade.

As informações do Gdacs apontam que o primeiro terremoto ocorreu a uma profundidade de 11,4 km. Geralmente, quanto mais próximos da superfície, mais intensos são os tremores. O segundo foi registrado a 11,8 km.

Na avaliação da agência, ambos os sismos configuram um "alerta laranja", o que significa que existe uma probabilidade considerável de danos e que medidas preventivas e de preparação devem ser tomadas imediatamente pelas autoridades e populações locais.

O tremor também foi sentido no Japão, onde foi registrado com magnitude 7,5, segundo a emissora pública NHK. Foi emitido um alerta de tsunami para as áreas costeiras próximas à província de Okinawa, no sul do país. "Fuja imediatamente", diz um texto publicado pelo veículo.

De acordo com a NHK, as ondas atingiram a ilha de Yonaguni, no sudeste do Japão, mas em alturas que, até o momento, não representam risco grave.

A região que compreende Japão, China e Taiwan é frequentemente chamada de Círculo de Fogo do Pacífico, uma área conhecida por sua alta atividade sísmica.

Esta zona é caracterizada pela movimentação constante das placas tectônicas, onde várias delas convergem, divergem ou deslizam uma sobre a outra.

Esses movimentos tectônicos frequentes resultam na formação de cadeias de montanhas, vulcões ativos e, consequentemente, em alta incidência de terremotos. O Japão, em particular, está localizado na junção de quatro placas tectônicas, tornando o país especialmente vulnerável a terremotos.

Quer ver mais notícias de mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp

Além disso, as áreas costeiras do leste asiático também enfrentam o risco adicional de tsunamis desencadeados por terremotos submarinos, o que amplia ainda mais os desafios sísmicos enfrentados por essa região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias