plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NÃO AO RACISMO

Racismo: Vini Jr diz que racistas devem ser expostos

Somente neste sábado o futebol espanhol sofreu três episódios de racismo e atacante brasileiro ressalta que os racistas devem ser expostos.

Imagem ilustrativa da notícia Racismo: Vini Jr diz que racistas devem ser expostos camera Três episódios de racismo são presenciados durante partida no futebol espanhol. | Foto Getty imagens

O sábado foi marcado por diferentes episódios de racismo no futebol da Espanha. A repetição de situações semelhantes no mesmo dia levou o atacante brasileiro Vinícius Júnior a se manifestar mais uma vez nas redes sociais sobre o assunto. "Os racistas devem ser expostos", afirmou o jogador.

Em sua mensagem, o astro do Real Madrid e da seleção brasileira lamentou os casos envolvendo o lateral-direito Marcos Acuña e o técnico Quique Flores, ambos do Sevilla, além do goleiro senegalês Saar, do Rayo Majadahonda, time que disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol.

"Neste fim de semana nem vou jogar. Mas tivemos três casos desprezíveis de racismo só neste sábado na Espanha", escreveu o atacante em seu perfil na rede social X, o antigo Twitter. "Todo o meu apoio ao Acuña e ao técnico Quique Flores, do Sevilla. Para Sarr e Rayo Majadahonda, que sua bravura inspire outros", adicionou.

VEJA TAMBÉM:

Racismo se combate até na fala!

Família de estudante relata racismo e agressão em escola

Vídeo: Vini Junior chora ao falar de racismo


Alvo constante de insultos racistas desde que chegou ao futebol espanhol, Vini Jr. cobrou ainda punição aos autores das ofensas. "Os racistas devem ser expostos e os jogos não podem continuar com eles nas arquibancadas", finalizou. Nesta semana, antes do amistoso da seleção brasileira contra a Espanha, o atacante disse, em forte desabafo, que os ataques estão afetando sua disposição de jogar futebol.

TRÊS CASOS NO MESMO DIA

Na primeira situação, Marcos Acuña, do Sevilla, foi chamado de "macaco" por um grupo de torcedores do Getafe durante o duelo realizado no estádio Coliseum Alfonso Pérez, válida pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida foi vencida pelos visitantes por 1 a 0.

Ao escutar os insultos, o lateral-esquerdo argentino relatou a situação ao árbitro Javier Iglesias Villanueva e a um dos assistentes, que paralisaram a partida. Em seguida, o sistema de som do estádio foi acionado e repreendeu os torcedores. O técnico Quique Flores, por sua vez, relatou também ter sofrido insultos relacionados às suas origens. Ele afirmou ter sido chamado de "cigano" em tom pejorativo.

Autor do gol da vitória do Sevilla, o experiente zagueiro Sergio Ramos se manifestou sobre o episódio de racismo sofrido pelos companheiros de equipe. "Temos exigido respeito dentro do futebol, que as pessoas não venham a um estádio de futebol para se libertarem e dizerem besteiras ou insultarem os jogadores. Precisamos acabar com este tipo de pessoas, apontá-las, deixar que as pessoas as vejam e proibi-las de entrar nos estádios e limpar a imagem do futebol", declarou após o fim da partida.

Nas redes sociais, o Sevilla lamentou os casos. "O Sevilla FC condena os insultos racistas e xenófobos sofridos este sábado pelo seu jogador Marcos Acuña e pela sua comissão técnica durante o jogo contra o Getafe", escreveu no X.

Já no jogo entre El Sestao River e Rayo Majadahonda, pela terceira divisão espanhola, o goleiro Cheikh Sarr foi ofendido por um grupo de torcedores da equipe da casa. Ao escutar as ofensas racistas, o senegalês partiu para cima dos envolvidos. Por causa da reação, uma confusão se formou, Sarr foi expulso pelo árbitro, os jogadores do Rayo Majadahonda foram para o vestiário e se recusaram a voltar. A partida, que era vencida por 2 a 1 pelo time da casa, foi suspensa.

Após o episódio, o Rayo Majadahonda se pronunciou sobre a decisão. "Nossa equipe não sairá novamente para retomar a partida após receber insultos racistas inaceitáveis ao nosso jogador. Condenamos todos os tipos de insultos racistas no esporte", escreveu em seu perfil oficial no X. O Sestao River, por sua vez, se limitou a informar a suspensão do jogo e não se posicionou em relação ao caso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias