plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VAI TER GUERRA?

Venezuela: referendo aprova anexação de parte da Guiana

A população venezuelana aprovou com 95% dos votos, medidas que podem resultar na anexação de Essequibo, território que pertence a Guiana e é disputado pela Venezuela

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Venezuela: referendo aprova anexação de parte da Guiana camera Resultado foi favorável para o presidente Nicolás Maduro | Reprodução / Redes Sociais

A Venezuela está em uma longa disputa por parte do territorial da Guiana. Em mais um capítulo da caso, neste domingo, o presidente Nicolás Maduro informou que a maior parte da população aprovou medidas que podem resultar na anexação e criação de um novo estada na região Essequibo, que já faz parte do país vizinho.

Mais de 95 % dos venezuelanos aprovaram as cinco questões feitas pelo governo de Maduro para a criação do novo estado. O presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, Elvis Amoroso, anunciou que a participação popular foi "esmagadora" e ultrapassou os 10,5 milhões de votos para "Sim". Existem mais de 20 milhões de eleitores elegíveis no país.

CONTEÚDO RELACIONADO

Com isso, os venezuelanos rejeitaram, a jurisdição da Corte Internacional de Justiça do país, que havia determinado que a Venezuela se abstivesse "de fazer qualquer ação que pudesse mudar o status quo no território disputado", contrariando os desejos de Nicolás Maduro.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse que a decisão da CIJ, que ocorreu na última sexta-feira (1°) proíbe a Venezuela de "anexar ou invadir o território da Guiana".

"Estamos votando para garantir o respeito à Venezuela", disse Nicolás Maduro, que votou em um quartel militar.

Após o resultado, o presidente da Venezuela, declarou que foi um dia "histórico" para o país, com um resultado "esmagador". "O povo da Venezuela falou alto e bom som para lutar", destacou. "Conseguimos, o referendo foi realizado e foi um sucesso total para o nosso país e para a nossa democracia. Uma vitória esmagadora do voto sim em toda a Venezuela, com um nível de participação significativo", completou Maduro.

Além disso, na Praça Bolívar, que fica na capital do país, Caracas, Nicolás afirmou que a votação era "uma etapa histórica para lutar para recuperar o que os Libertadores nos deixaram: La Guayana Esequiba".

Entenda o caso

A região de Essequibo é disputada pela Venezuela e Guina há cerca de um século. O território é anexado a Guiana deste o século 19 e representa cerca de 70% do território do país, tendo 125 mil moradores.

Do lado venuzuelando, a região é chamada de Guiana Essequiba. Em 2015 foi descoberto petróleo na área. As estimativas são de que na Guiana tenham cerca de 11 bilhões de barris. É justamente essa atividade que tem feito o país sul-americano ser o que mais cresce no últimos anos.

Brasil

Durante a COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Lula declarou que espera que "o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e da Guiana".

"Há um referendo, que provavelmente levará ao resultado desejado pelo Maduro. Mas se há uma coisa que o mundo não precisa, que a América do Sul não precisa, é de agitação", apontou Lula.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias