AUSTRÁLIA

Criador de galinhas acha fóssil de anfíbio gigante

Animal chegou a medir até 10 metros de comprimento e viveu há 240 milhões de anos, no período triássico.

Imagem ilustrativa da notícia Criador de galinhas acha fóssil de anfíbio gigante camera Os restos do animal foram encontrados por um criador de galinhas e posteriormente doados ao Museu Australiano em Sydney. | (Imagem: UNSW Sydney/Richard Freeman/Divulgação)

Um fóssil de anfíbio com 240 milhões de anos foi descoberto em meio as rochas que estavam sendo usadas na construção do muro de um jardim na Austrália. Com isso, a comunidade científica finalmente lhe atribuiu um nome e o reconheceu como uma nova espécie, batizada de Arenaerpeton supinatus. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology.

Polícia investiga aparição de monstro em barragem do México

De acordo com os pesquisadores, trata-se do único registro conhecido do Arenaerpeton supinatus, que pertence à classe dos temnopôndilos. Os restos do animal foram encontrados por um criador de galinhas e posteriormente doados ao Museu Australiano em Sydney. O fóssil estava em rochas obtidas de uma pedreira local que seriam usadas na construção do muro.

Fóssil do Arenaerpeton supinatus
📷 Fóssil do Arenaerpeton supinatus |(Imagem: UNSW Sydney/Richard Freeman/Divulgação)

Sob a direção do paleontólogo Lachlan Hart e em colaboração com a equipe da Universidade de New South Wales, na Austrália, foi realizado um estudo abrangente do fóssil do animal. Durante as analises, foi possível determinar que esse anfíbio, que habitou o período Triássico, media cerca de 10 metros de comprimento e tinha um crânio triangular. Sua dentição robusta sugere que ele era um predador. O animal era um ancestral da moderna salamandra gigante da China.

Sarcófagos de chumbo são encontrados na Palestina

Ilustração do Arenaerpeton supinatus
📷 Ilustração do Arenaerpeton supinatus |(Imagem: Jose Vitor Silva/UNSW/Divulgação)

Os temnopôndilos emergiram antes dos dinossauros e persistiram depois que esses animais foram extintos. Sua origem remonta ao período Carbonífero da era Paleozoica, e suas últimas linhagens se estenderam até o Cretáceo inicial. O fóssil do Arenaerpeton Supinatus será apresentado em uma exposição no Museu Australiano em Sydney.