plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VIETNÃ

Cientistas descobrem nova espécie de anfíbio "alienígena"

O animal bizarro deve entrar na lista de animais ameaçados de extinção

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas descobrem nova espécie de anfíbio "alienígena" camera Novo bicho tem cores brilhantes | Foto: Divulgação

Cientistas descobriram uma nova espécie de tritão no Vietnã que já vai entrar na lista de animais ameaçados de extinção. O bicho - que parece um cruzamento entre um sapo e um lagarto - foi encontrado escondido no chão de uma floresta nas Terras Altas do Centro. O animal de aparência bizarra, foi apelidado de Tylototriton ngoclinhensis, tem cor preta com manchas laranja fluorescentes em cada lado de suas costas.

Mosca gigante é achada presa em âmbar de 34 milhões de anos

A criatura foi encontrada entre 1.800 e 2.300 metros acima do nível do mar, que é um recorde de altitude para tritões-crocodilo, anteriormente vistos entre 250 e 1.740 metros.

O pesquisador Trung My Phung, autor da pesquisa com o bicho, descreveu a descoberta como "excepcional" e chamou o anfíbio de "uma das espécies mais coloridas" de seu tipo. O artigo foi publicado na revista científicaZooKeyse ganhou repercussão internacional na últimos dias.

O cientista e sua equipe suspeitam que a região da floresta nas Terras Altas do Centro, possa ser um ponto de acesso para novas espécies evoluídas de anfíbios vietnamitas. Existem cerca de 40 espécies de tritões conhecidos por habitar as colinas e montanhas da Ásia - incluindo 15 novas espécies que foram descobertas apenas nos últimos cinco anos.

Gorila "macho" dá à luz em zoológico nos EUA

Todas as espécies de tritões-crocodilo são consideradas ameaçadas de extinção, devido à perda de habitat e a caçadores que os capturam para vendê-los como animais de estimação ou vendidos ilegalmente para colecionadores.

"Portanto, esta descoberta é de grande relevância para a conservação", disse o Prof. Dr. Tao Thien Nguyen, do Instituto de Pesquisa Genômica de Hanói, ao jornal britânico The Mirror.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias