plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Pika entra para lista de animais ameaçado de extinção

O animal é natural de áreas montanhosas da China e a presença cada vez maior de pessoas em seu habitat e as mudanças climáticas estão impactando negativamente as populações.

Imagem ilustrativa da notícia Pika entra para lista de animais ameaçado de extinção camera Pika de Ili, vive a uma altitude entre 2.800 metros e 4.100 metros nas montanhas Tianshan, na China | Foto: Li Weidong/ Divulgação

Um animal pequeno, sem rabo e com aparência de urso de pelúcia, vem preocupando cientistas do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China. O animal de apenas 20 centímetros foi encontrada pela primeira vez em 1983 nas áreas montanhosas do noroeste do país, durante estudos de doenças infecciosas e recursos naturais.

O pequeno mamífero identificado como pika-de-Ili, vive a uma altitude entre 2.800 metros e 4.100 metros nas montanhas Tianshan, se alimenta de vegetação e parece ser solitário, pois não são avistados nem mesmo em par.

Criatura não identificada é vista nadando em parque dos EUA

Depois de ver o pika-de-Ili pela primeira vez, foi mais difícil para o cientista e outros pesquisadores avistarem mais uma vez o animal. Foi só 30 anos depois, em 2014, durante uma expedição à cordilheira Tian Shan, que Weidong Li conseguiu registrar em foto o animal.

A dificuldade em encontrar o pika não vem apenas de seus hábitos solitários. O animal é extremamente sensível às mudanças em seu ambiente. Assim, a agropecuária, a presença cada vez maior de pessoas em seu habitat e as mudanças climáticas estão impactando negativamente as populações.

Criatura bizarra é registrada por mergulhadores na Austrália

Sua população está estimativa de cerca de dois mil indivíduos da espécie em todo o planeta. Acredita-se, porém, que esse número esteja diminuindo cada vez mais, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Conheça mais sobre o animal:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias