plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESTADOS UNIDOS

Trump se diz inocente em processos sobre documentos secretos

O Ex-presidente tem 37 acusações criminais na justiça Federal Norte Americana sobre documentos encontrados em sua propriedade na Flórida.

Imagem ilustrativa da notícia Trump se diz inocente em processos sobre documentos secretos camera O presidente responde a 37 acusações sobre documentos sigilosos. | (Steven Hirsch-Pool/Getty Images)

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, segue enfrentando processos na corte Norte Americana por documentos secretos da época em que comandava o país e prestou depoimento na tarde da última terça-feira (13).

Trump chegou por volta das 15h em um Tribunal Federal de Miami, na Flórida, onde foi fichado e teve as digitais coletadas. O Estado Unidense ficou em corte por aproximadamente 2 horas e se declarou inocente de todas as acusações.

Na semana passada, o ex-presidente Donald Trump foi acusado formalmente pelo procurador especial Jack Smith em um indiciamento com 37 acusações. Segundo a promotoria, Trump teria manipulado documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, e também teria se envolvido em uma conspiração para obstruir a Justiça. Essas novas acusações criminais do Departamento de Justiça aumentam o risco legal em torno de Trump, considerado o favorito do Partido Republicano para as eleições de 2024.

+ Trump diz que teria "tomado" a Venezuela caso fosse reeleito

+ Trump se entrega à Justiça e se torna 1º ex-presidente réu

A audiência marcou a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal, contou com a presença do ex-presidente e de seu assessor, Walt Nauta. Do lado de fora do tribunal, apoiadores de Trump organizaram uma manifestação para declarar seu apoio ao ex-presidente. Após a audiência, o político deve retornar ao seu resort em Bedminster, Nova Jersey, onde fará uma declaração em seu clube de golfe.

A promotoria alega que Trump manteve documentos confidenciais em diversos locais de Mar-a-Lago, incluindo um salão de baile público, um quarto e até mesmo um banheiro. A acusação também afirma que Trump tomou medidas para obstruir a investigação, instruindo seu advogado a negar a posse dos documentos solicitados e orientando seu assessor a mover e ocultar os documentos dos advogados de defesa e agentes do FBI. O processo judicial em torno do processo deve se estender por anos, com possíveis disputas sobre evidências e apelações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias