plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EITA!

Elon Musk é autorizado a testar chip cerebral em humanos

Os implantes cerebrais em humanos terá como objetivo de restaurar a visão de pacientes cegos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Elon Musk é autorizado a testar chip cerebral em humanos camera Desde 2019, Musk vinha anunciando a iminência dos testes de um chip cerebral voltado a tratar condições complexas como paralisia e cegueira. | Reprodução/ Twitter

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais fundada pelo bilionário Elon Musk, recebeu a aprovação da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos para dar início aos seus primeiros testes clínicos em seres humanos.

Desde 2019, Musk vinha anunciando a iminência dos testes de um chip cerebral voltado a tratar condições complexas como paralisia e cegueira. Entretanto, a companhia só procurou a autorização da FDA em 2022, quando a agência rejeitou o primeiro pedido alegando a necessidade de esclarecimentos sobre tópicos como a remoção segura do chip e os riscos ligados ao uso do dispositivo.

Nas redes sociais, a Neuralink comentou na semana passada a obtenção de autorização da FDA:

“Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com a FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”.

Pacientes prioritários

Em novembro de 2022, Musk havia anunciado que os primeiros implantes cerebrais da Neuralink em seres humanos começariam dentro dos seis meses seguintes, priorizando o objetivo de restaurar a visão de pacientes cegos. Na época, a Neuralink já começava a cadastrar voluntários dispostos a submeter-se aos testes com o chip cerebral da empresa.

Na mesma apresentação, Musk afirmou também que o projeto envolveria pessoas com deficiências motoras, visando a sua locomoção, assim como pacientes com capacidades reduzidas de comunicação, a fim de ajudá-las a superar as suas limitações com a neurotecnologia.

O bilionário informou que os testes em animais haviam progredido adequadamente e acrescentou que a Neuralink só aguardava as autorizações dos órgãos reguladores para começar os testes em humanos.

Segundo a empresa, o chip de implante cerebral deverá interagir com dispositivos externos, como celulares e computadores.

A iniciativa de Elon Musk em desenvolver um chip cerebral para humanos, evidentemente, gera muitas e intensas polêmicas não só da perspectiva tecnológica, mas, principalmente, do ponto de vista ético.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias