plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EVOLUÇÃO

Como seriam os dinossauros se não fossem extintos? Veja

Inteligentes, de postura ereta e sem cauda, os dinossauros seriam o equivalente reptiliano do Homo sapiens. É o que diz um cientista da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que estudou o assunto.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Como seriam os dinossauros se não fossem extintos? Veja camera O dinossauroide seria o equivalente reptiliano do Homo sapiens | IMAGENS ISTOCK

O que teria acontecido se o asteroide que dizimou os dinossauros não tivesse caído na Terra? Se nenhum outro tipo de apocalipse tivesse acontecido sobre esses animais, como eles seriam hoje? Essa foi a pergunta que o paleontólogo Dale Russell, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se fez por muito tempo e chegou a uma resposta: o dinossauroide.

Dinossauroide é a nomenclatura científica que faz referência a uma espécie de dinossauro antropomórfico e inteligente que, segundo Russell, poderia ter habitado o planeta se tivessem continuado evoluindo sem se deparar com um meteroro fatal no caminho.

Paleontólogo Dale Russell e uma réplica do dinossauroide.
📷 Paleontólogo Dale Russell e uma réplica do dinossauroide. |Imagem: Canadian Museum of Nature

Para Russell, o dinossauroide seria o equivalente reptiliano do Homo sapiens, um ser bípede desenvolvido intelectualmente, capaz de criar ferramentas para manipular, com um sistema comunicacional muito desenvolvido.

Se os dinossauros não tivessem sido extintos, poderiam apresentar essa evolução
📷 Se os dinossauros não tivessem sido extintos, poderiam apresentar essa evolução |Imagem: Eleanor Kish / Museu Canadense da Natureza

Desenvolvida na década de 1980, a teoria de Russell era baseada em um dinossauro em particular, o Stenonychosaurus, um trodonte que viveu no final do Cretáceo.

Veja também:

Segundo ele, uma espécie de réptil inteligente poderia ter surgido a partir da evolução desses dinossauros com cérebros relativamente grandes, visão binocular e garras capazes de segurar objetos.

O dinossauroide de Dale Russell
📷 O dinossauroide de Dale Russell |(Imagem: Jim Linwood (CC BY 2.0), via Wikimedia Commons)

Russell acreditava que essa espécie teria desenvolvido uma postura ereta pelo aumento do tamanho de seu cérebro e o encurtamento do pescoço para suportar melhor o peso da cabeça. Ao se erguer, não precisaria mais da cauda para se equilibrar e a perderia, como ocorreu com determinados primatas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias