plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MÍSSIL NUCLEAR

“Satan II” entra em fase de teste pelas mãos dos russos

O míssil balístico intercontinental é uma arma de trajetória pré-determinada, que não pode ser alterada uma vez que for lançado. Com um alcance médio de 5,5 mil quilômetros de distância, ele costuma ser a escolha mais óbvia para carregar cargas nucleares.

Imagem ilustrativa da notícia “Satan II” entra em fase de teste pelas mãos dos russos camera O Satan II pode chegar a qualquer lugar do planeta e conta com sistema autônomo para evitar detecção | Business Insider, via TASS

O governo russo surpreendeu o mundo ao anunciar que vai fazer um teste nuclear, e desta vez o país colocará a prova a eficácia do “RS-28 Sarmat”, seu míssil nuclear popularmente conhecido como “Satan II”. O projeto, está em desenvolvimento há anos, agora já finalizado e está pronto para avançar para as avaliações militares práticas.

O governo russo informou para a agência de notícias TASS (um canal oficial governamental), que o míssil balístico intercontinental (ICBM) é tido como “invulnerável”. Se os testes se mostrarem satisfatórios, o governo da Rússia deve começar a implementar o Satan II no início de 2022.

“O primeiro lançamento do ICBM Sarmat avaliará seu desenvolvimento de voo, e testes serão executados, esperamos, no terceiro trimestre de 2021, com o alvo sendo um campo na base de testes de Kura, na região de Kamchatka”, disse um porta-voz à agência.

LEIA TAMBÉM!

Segundo a agência, o míssil balístico intercontinental é uma arma de trajetória pré-determinada, que não pode ser alterada uma vez que for lançado. Com um alcance médio de 5,5 mil quilômetros de distância (para os modelos mais antigos, vale citar), ele costuma ser a escolha mais óbvia para carregar cargas nucleares, já que sua longa capacidade de voo o torna capaz de atravessar continentes inteiros.

Hoje, além da Rússia, os Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Coreia do Norte têm ICBMs em seu arsenal. A Rússia, porém, desenvolveu o Satan II com alcance de 18 mil quilômetros e capacidade de carga nuclear de 10 toneladas.

Satan II tem um sistema autônomo de navegação que lhe permite a auto aceleração para evitar sistemas de detecção. E devido a seu alcance, ele pode, literalmente, “escolher” o caminho mais longo como, por exemplo, contornar os polos Norte ou Sul para chegar aos EUA ao invés de seguir uma linha reta, a fim de evitar radares e bases de outros países.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias