plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA

Foguete chinês de 20 toneladas pode cair em áreas habitadas

Rastreadores de radar na Terra mostram que o núcleo de 30 metros de altura do foguete está caindo. Há fortes indícios de que as autoridades da China não têm controle sobre o componente.

Imagem ilustrativa da notícia Foguete chinês de 20 toneladas pode cair em áreas habitadas camera Há preocupação de que destroços caiam em área habitada | Reprodução

A China já gerou críticas no passado, quando estreou o foguete CZ-5B, em maio de 2020. O lançamento colocou o impulsionador central em uma órbita descontrolada, fazendo com que o objeto entrasse na atmosfera terrestre violentamente, espalhando destroços em áreas habitadas. Os restos do foguete caíram em aldeias na Costa do Marfim, mas, felizmente, não houve vítimas.

Agora, a notícia de que um enorme foguete chinês lançado recentemente está fora de controle em órbita causou preocupação de que os destroços despenquem em uma área urbana. O foguete, que pesa cerca de 20 toneladas, deve fazer uma entrada selvagem na atmosfera da Terra nos próximos dias.

Possivelmente, os destroços irão cair em águas oceânicas remotas. Porém, sua trajetória atual passa por áreas urbanas no extremo norte no estado de Nova Iorque e no extremo sul da Nova Zelândia, segundo Andrew Jones, da SpaceNews.

A china lançou o foguete na último quarta-feira (28) e colocou em órbita o primeiro módulo “Tianhe” da nova estação espacial chinesa. Porém, o estágio inicial desse foguete também acabou em órbita, infelizmente.

Normalmente, partes consumíveis de foguetes que entram em órbita são geralmente equipadas para realizar “queimadura de órbita”. Essa manobra os guiam em reentradas controladas na atmosfera sobre regiões inabitadas.

Rastreadores de radar na Terra mostram que o núcleo de 30 metros de altura está caindo no espaço. Isso pode confirmar que as autoridades da China não têm controle sobre o componente. Portanto, não podem realizar uma queima de órbita que possibilite uma entrada segura.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias