Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
MISSÃO CREW-1

Astronautas voltam à Terra após quase 6 meses do espaço

A cápsula que os trazia de volta caiu no oceano às 3h57 (de Brasília) da madrugada deste domingo (2).

domingo, 02/05/2021, 11:42 - Atualizado em 02/05/2021, 11:42 - Autor: Com informações UOL


O retorno foi adiado duas vezes devido ao mau tempo na região.
O retorno foi adiado duas vezes devido ao mau tempo na região. | Reprodução/Nasa

O espaço sideral aguça a curiosidade de boa parte da população, que imagina como seria a experiência de viver fora da Terra. Para um grupo de astronautas, entretanto, essas suposições da população comum eram vivências bem reais - e por muito tempo.

A missão Crew-1, da Nasa, chegou ao fim após quase seis meses do seu início. Vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS), quatro astronautas voltaram para casa depois da reentrada na atmosfera da Terra. A cápsula que os trazia de volta caiu no oceano às 3h57 (de Brasília) da madrugada deste domingo (2). A missão foi lançada em 15 de novembro do ano passado.

A cápsula Crew Dragon "Resilience", da SpaceX, se desconectou da ISS às 21h35 de ontem. Após uma viagem autônoma de seis horas e meia de volta à Terra. Os astronautas Mike Hopkins, Shannon Walker e Victor Glover, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial japonesa) foram resgatados na costa da Flórida, nos Estados Unidos, antes do amanhecer.

O retorno foi adiado duas vezes devido ao mau tempo na região. Inicialmente, estava previsto para acontecer na última quarta-feira (28), depois, adiado para sexta-feira (30).

Durante os 168 dias de estadia na estação, os quatro astronautas realizaram pesquisas científicas na microgravidade e trabalhos de manutenção, incluindo cinco "spacewalks", caminhadas espaciais por fora da ISS, para fazer reparos em equipamentos e sistemas, como a instalação de novos painéis solares. Eles compuseram a Expedição 64/65.

Com o retorno da Crew-1, a superlotação de 11 pessoas na Estação Espacial chegou ao fim, o que fez com que alguns dormissem sem cama. Sete astronautas ainda continuam vivendo na estação, são eles: Shane Kimbrough e Megan McArthur, norte-americanos, o japonês Akihiko Hoshide, o francês Thomas Pesquet e os russos Mark Vande Hei, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS