plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EXECUÇÃO

Repórter policial é assassinado a tiros; veja os vídeos!

A agressão a jornalistas é também um problema grave no Brasil, que ocupa a oitava posição no ranking de impunidade de assassinatos do CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas).

Imagem ilustrativa da notícia Repórter policial é assassinado a tiros; veja os vídeos! camera Reprodução

Um repórter grego especializado em coberturas policiais, Giorgos Karaivaz, 50, foi morto a tiros perto de sua casa em Atenas, na última sexta (9).

A polícia afirmou não ter pistas sobre o atirador nem sobre o motivo do crime, mas entidades de defesa da liberdade de imprensa têm alertado para o aumento no número de agressões a jornalistas na Europa.

"O assassinato é um lembrete trágico de que o jornalismo é uma profissão perigosa na Europa. Apelo às autoridades para que investiguem de forma urgente e completa este crime e garantam que os responsáveis sejam responsabilizados", escreveu em rede social Dunja Mijatovic, da entidade de direitos humanos Conselho da Europa.

No ano passado, 378 alertas de agressão foram registrados pelo Media Freedom Rapid Response (MFRR), entidade criada para oferecer apoio a jornalistas ameaçados.

Na Grécia, Sokratis Giolias, um repórter investigativo, também foi morto a tiros do lado de fora de sua casa, há 11 anos; os culpados nunca foram encontrados.

Em julho do ano passado, o proprietário de um jornal sobreviveu após ser baleado no pescoço e no peito por um homem encapuzado do lado de fora de sua casa. O caso ainda está sob investigação.

Karaivaz levou ao menos seis tiros por volta das 14h, quando voltava para casa da emissora de TV em que trabalhava. O atirador estava na garupa de uma motocicleta. No total, ao menos 12 cartuchos foram encontrados no local.

TRISTEZA

A morte foi relatada por seus colegas no telejornal em que ele trabalhava. "É o nosso próprio Giorgos Karaivaz, que o público vê todos os dias, que todos esses anos trabalhou em muitos assuntos difíceis, que fez várias apurações sobre crimes", disse a âncora do programa.

Segundo colegas, ele não havia recebido ameaças. "Quem pensa que desta forma pode silenciar os jornalistas está enganado. Há outros 6.099 que vão investigar e exigir saber o que aconteceu", disse, no local do crime, a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Maria Antoniadou.

O governo grego afirma trabalhar para prender os assassinos de Karaivaz. "O homicídio chocou a todos nós", disse em comunicado a porta-voz, Aristotelia Peloni.

"Assassinar um jornalista é um ato desprezível e covarde. A Europa representa a liberdade. E a liberdade de imprensa pode ser a mais sagrada de todas. Os jornalistas devem ser capazes de trabalhar com segurança", escreveu em rede social –em grego e em inglês– a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

NO BRASIL

A agressão a jornalistas é também um problema grave no Brasil, que ocupa a oitava posição no ranking de impunidade de assassinatos do CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas). O índice leva em consideração a proporção entre crimes e a população total do país e casos ocorridos entre setembro de 2010 e 31 de agosto de 2020.

Ameaçados e sem segurança de que serão protegidos. jornalistas brasileiros são forçados a mudar de endereço ou evitar temas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias