plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CERIMÔNIA HISTÓRICA

Múmias do Antigo Egito desfilam pelas ruas do Cairo

Descobertas perto da cidade de Luxor, a partir de 1881, a maioria das 22 múmias não saía da Praça Tahrir, onde fica o Museu Egípcio do Cairo, desde o início do século XX.

Imagem ilustrativa da notícia Múmias do Antigo Egito desfilam pelas ruas do Cairo camera Cerimônia de transporte foi uma das mais pomposas da história do Egito. | Reprodução

22 carruagens com as múmias de reis e rainhas do Antigo Egito desfilaram na noite deste sábado (3) pelas ruas do Cairo, tendo como destino o Museu Nacional da Civilização Egípcia, a nova casa das múmias reais construída pelo atual governo.

As primeiras carruagens, ornamentadas com símbolos dourados e luminosos que faziam lembrar as urnas antigas, deixavam a Praça Tahrir e o Museu Egípcio do Cairo, onde as múmias estavam há mais de um século.

Todo o trajeto de sete quilómetros até ao Museu Nacional da Civilização Egípcia foi transmitido ao vivo pela televisão local. As múmias estarão expostas ao público a partir de 18 de abril.

Sob disparos de canhão, as carruagens chegaram ao museu ao fim de meia hora e foram recebidas pelo Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, acompanhado pelo primeiro-ministro, Mostafa Madbouli, e pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

O faraó Sekenenré Taá (século XVI a.C.), apelidado de "O Bravo", abriu o desfile pelas ruas do Cairo e Ramsés IX (século XII a.C.) encerrou.

Descobertas perto da cidade de Luxor, a partir de 1881, a maioria das 22 múmias não saía da Praça Tahrir, onde fica o Museu Egípcio do Cairo, desde o início do século XX.

Desde a década de 50 que as múmias estiveram expostas numa pequena sala sem qualquer enquadramento museográfico.

No Museu Nacional da Civilização Egípcia estarão ao lado dos seus sarcófagos, num cenário a evocar os túmulos subterrâneos dos reis, e com informação biográfica e alguns objetos.

Dentro de alguns meses será inaugurado um outro museu, o Grande Museu Egípcio, perto das pirâmides de Gizé.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias