ALERTA

Asteroide "Apophis" pode destruir satélites em sua próxima passagem pela Terra

Apophis passou pela Terra no dia 05 de março e retorna em 2029. Em seu retorno, os cientistas temem a destruição de alguns satélites.

Imagem ilustrativa da notícia Asteroide "Apophis" pode destruir satélites em sua próxima passagem pela Terra camera Reprodução

O asteroide Apophis deixou os cientistas da National Aeronautics and Space Administration (NASA) atentos no último dia 5 em sua passagem pela Terra. No entanto, sem riscos para o planeta, ele retornará em 2029, e dessa vez apresenta um sério perigo aos satélites do nosso planeta.

Apophis é um asteroide gigante, tem o tamanho aproximado da Torre Eiffel. E, em sua próxima passagem a distância será similar a existente entre a Terra e a Lua. Sendo assim, ele apresenta uma ameaça para nossos satélites que estão em órbita.

No entanto, vale lembrar que a passagem do asteroide já apresentou um perigo maior para nosso planeta. Os cientistas previram a colisão dele de maneira direta com o planeta, causando assim um estrago maior.

Com a possibilidade descartada através de cálculos, os cientistas se animam com a próxima passagem. Afinal, com um risco menor para o planeta, a ciência poderá aproveitar a passagem para avançar seus estudos.

Asteroide "Apophis" pode destruir satélites em sua próxima passagem pela Terra
📷 |Reprodução

O que esperar na próxima passagem do asteroide?

Na passagem em 2029, o Apophis apresentará uma grande oportunidade para a ciência. Com uma passagem tão próxima do planeta ele poderá ser observado por satélites ópticos e por radares.

Com isso, os cientistas vão ter a oportunidade de estudar as defesas planetárias que temos. Além disso, poderá ainda ser observada a superfície do asteroide, ampliando os conhecimentos científicos da área. A ideia é unir estudiosos de diferentes países para observar a passagem, analisando os pontos necessários do Apophis.

O asteroide foi descoberto em 2004 e, desde então desperta o interesse dos cientistas. Seu nome é uma referência a divindade egípcia responsável pelo caos. Afinal, o Apophis pode causar o apocalipse em nosso planeta, caso a colisão realmente ocorra.