Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
MUTAÇÃO

Nova variante da Covid-19 é encontrado em recém-nascido

Este seria o primeiro caso de mutação do vírus, quando a transmissão do vírus ocorreu da mãe para o feto antes do nascimento

terça-feira, 09/03/2021, 17:12 - Atualizado em 09/03/2021, 17:11 - Autor: Com informações Istoé


Imagem ilustrativa da notícia Nova variante da Covid-19 é encontrado em recém-nascido
| Reprodução

Especialistas do Hospital Universitário Skåne em Malmo, na Suécia, tiveram que realizar uma cesariana de emergência em uma mulher grávida que apresentava fortes dores abdominais. Em seguida, eles coletaram material da garganta da mãe e do bebê, confirmando que ambos estavam contaminados com a Covid-19.

De acordo com os médicos, o bebê foi contaminado ainda no útero, a pesquisa indicou inicialmente que a mãe e o recém-nascido tinham vírus idênticos. No entanto, um teste genético apontou que o vírus no corpo do recém-nascido havia sofrido mutação.

Para o especialista, este seria o primeiro caso de mudança genética do novo coronavírus, quando a transmissão do vírus ocorreu da mãe para o feto antes do nascimento, disse Mehreen Zaigham, pesquisador de pós-doutorado em Obstetrícia e Ginecologia na Universidade de Lund.

Sob a posição dos cientistas de que as alterações genéticas do vírus poderiam ter sido causadas pelo contato que o bebê teve com o meio externo fora do útero, foi possível detectar durante a gravidez que havia uma inflamação na placenta. Metade de seu tecido foi danificado e a proteína SARS CoV-2 foi encontrada em ambos os lados da placenta e em todas as áreas afetadas pela anormalidade.

À medida que a mulher se recuperava da doença, o bebê precisava de mais atenção médica devido ao nascimento prematuro. Em relação à mutação, o sistema imunológico da criança foi capaz de neutralizar o vírus e acumular anticorpos.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS