Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
MISSÃO ESPACIAL

Novas imagens de Marte mostram o planeta vermelho em alta definição

Fotos e vídeos foram capturados pelo rover Perseverance após o pouso na quinta-feira (18)

sábado, 27/02/2021, 14:51 - Atualizado em 27/02/2021, 14:51 - Autor: Com informações CNN


A borda da cratera de Jezero pode ser vista à distância
A borda da cratera de Jezero pode ser vista à distância | NASA

O rover Perseverance da Nasa que chegou em Marte na última quinta-feira (18). Agora, está enviando fotos e vídeos do planeta. Nesta sexta-feira (26), foram divulgadas várias imagens incríveis do planeta vermelho.

De acordo com a agência espacial, o instrumento chamado de Mastcam-Z, um par de câmeras coloridas com zoom, mandou 142 imagens do local onde pousou em 21 de fevereiro. As imagens foram juntadas para criar o primeiro panorama de 360º graus do instrumento.

Essa é a primeira vista em alta definição da cratera de Jezero, um leito de lago seco de 3,9 bilhões de anos, onde o rover vai procurar por sinais de vida antiga nos próximos dois anos.

Na imagem, a borda da cratera e a face do penhasco de um antigo delta de rio podem ser vistas à distância. 

"Estamos localizados em um ponto ideal, onde você pode ver diferentes características, semelhantes de muitas maneiras às características encontrados pelo Spirit, Opportunity e Curiosity em seus locais de pouso", disse, em comunicado, Jim Bell, pesquisador Espacial da Universidade do Estado do Arizona.

O Perseverance também enviou uma foto panorâmica usando suas Navcams, câmeras de navegação, no fim de semana. O Mastcam-Z é um novo recurso do Perseverance que se baseia nas lições aprendidas com o instrumento Mastcam do rover Curiosity.

A Mastcam do Curiosity tem duas câmeras com distância focal fixa, enquanto a Mastcam-Z tem capacidade de zoom. Essas duas câmeras são como olhos em alta definição para Perseverance, enquanto ela compartilha sua visão com uma equipe de cientistas e engenheiros, aqui, na Terra.

As imagens coloridas produzidas pela Mastcam-Z têm qualidade parecida à câmera digital HD. Além do zoom, essas câmeras podem focar para capturar vídeos, fazer imagens panorâmicas e 3D. Isso permitirá que os cientistas examinem objetos que estão próximos e distantes do rover.

As visões fornecidas pelo Mastcam-Z também ajudarão os cientistas a determinar de quais rochas eles devem coletar ou que serão devolvidas à Terra em missões futuras.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS